www.goodreads.com

Read more… É o início de qualquer viagem na Internet. Os blogs, o Facebook até as páginas noticiosas, mostram sempre estas pequeninas palavras, em qualquer idioma, um link para um mundo muito maior (em alguns casos, muito menor, mas aí tem tudo a ver com a qualidade!). 

Numa destas viagens proporcionadas pelo Read More… dei por mim a navegar uma página intrigante, o Goodreads. Este site permite-nos catalogar todos os livros que já lemos, que pretendemos ler, que gostamos, odiamos ou que nos são simplesmente indiferentes, e partilhar essa informação com outros membros.

OK, muitos de vós estão agora a pensar “Boring…”. Talvez! Mas a verdade é que quem gosta de ler e tende a perder o fio à meada no meio de tantas obras, que é o meu caso, este site é fenomenal. Através dele a minha biblioteca pessoal, e a minha memória, caminham para uma organização literária nunca antes vista.

Aqui conseguimos organizar desde a “Não me apanham nem morto a ler isso” lista, até à “Adoro tanto que vou rebentar de adoração” lista. E, como não poderia deixar de ser, estamos ligados a outros que partilham dos nossos gostos literários, podemos trocar informações, pensamentos, acedermos a citações dos nossos autores favoritos, participar em quizes, aderir a grupos de discussão e mesmo trocar livros, entre outras coisas que de certeza descobrirei com a utilização frequente do site.

O site não é novo, e pelo que pude pesquisar na net, também não é o único que existe. Mas no caso do Goodreads considero vantagens o facto de ser grátis, fácil de usar (Inglês é condição obrigatória), visualmente agradável (conseguimos ver as capas dos nossos livrinhos,tão coloridas, todas alinhadinhas, com as respectivas descrições e críticas literárias) e ajuda a organizar a nossa biblioteca pessoal.

Na minha opinião pessoal o Goodreads é uma ajuda preciosa na organização das minhas leituras, pelo que aconselho a aderir todos aqueles que amam, vivem, usam, abusam e divulgam Livros. E presumo que, os escritores a sério (publicados, óbviamente!) podem sempre usá-lo para ler as reacções dos leitores às suas histórias.

Até porque, podemos sempre introduzir na base de dados os livros publicados em Português, as versões traduzidas ou originalmente nacionais. Estes passam a figurar de uma base de dados online, acessível a todos, que ajuda a divulgar os autores portugueses e a alargar o panorama internacional com as nossas modestas adições.

Sim, porque há muitos portugueses por esse mundo fora que, de certeza agradecem a nossa partilha de informação. E alguns estudantes (estrangeiros) de Português que gostariam que lhes sugerissem leituras na nossa língua materna.

Dêem uma espreitadela no site… Read more…

Um comentário em “www.goodreads.com”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.