Recursos do Escritor: Combater o Bloqueio de Escritor e outros devaneios

Incentivada pelos repetidos apelos do autor Mark McGuinness, o administrador do site ‘Lateral Action’, e pelo debate aceso de há alguns dias no Sopa de Livros (grupo aberto no Facebook sobre livros), aqui vos deixo o link para um pequeno ebook, totalmente grátis, sobre o ‘Bloqueio do Escritor’.

 

20 Creative Blocks (and how to break through them)

 

E depois de reler um artigo mais inspirado, escrito há algum tempo atrás enquanto passava por uma dessas fases, agora uma opinião mais séria sobre o assunto.

 

Pessoalmente, no combate ao ‘bloqueio de escritor’ uso estratégias como:

 

1. Evitar o Stress provocado por continuar a insistir. Se não está a sair nada de jeito, vou fazer outra coisa, afasto a minha mente do problema em si. Leio emails, pesquiso na net, leio um livro, converso com um amigo, vou dar um passeio… algo que me distraia e que sirva, em simultâneo para me concentrar na tarefa a executar.

 

2. Procuro identificar e reflectir sobre os motivos do bloqueio. Nunca fico bloqueada quando estou descontraída e bem-disposta. Isso só acontece quando tenho alguma coisa que não deixa a minha mente acalmar e concentrar-se na parte imaginativa. Às vezes os motivos são tão simples como receio de tudo e de nada ao mesmo tempo ou falta de objectivos reais.

 

3. Definir objectivos sólidos e concretizáveis. É importante definir para onde quero ir. Se não sei para onde vou, como hei-de saber como lá chegar? Definir planos e assegurar estratégias e, acima de tudo, lembrar-me de que devo ser paciente comigo mesma. Não adianta definir metas megalómanas, só servem para me atrasar… um reminder constante para ser paciente.

 

4. Procuro inspirar-me nos outros. Há tantas mentes por aí que, facilmente encontramos alguém que nos inspira e motiva. E não falo de artigos relacionados com o problema em mãos, mas de qualquer outro assunto. Uma foto, um comentário, uma notícia…

 

O principal é não entrar na espiral descendente. Aquela que nos leva às profundezas da mente e não nos deixa ver a luz de uma ideia nova. E para mim, não há nada pior que “obrigação”, a assassina da vontade, por isso manter a calma, procurar inspiração, reflectir e definir objectivos são os pilares do combate ao bloqueio de escritor.

 

E mandem as vossas dicas sobre como combatem os bloqueios. Partilhar é inspirar.

………………..

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

 

 

3 comentários em “Recursos do Escritor: Combater o Bloqueio de Escritor e outros devaneios”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.