Diário de Bordo: Sobre as minhas leituras e o desafio ‘2011 Reading Challenge’

No início do ano decidi aderir ao desafio de leitura do Goodreads “2011 Reading Challenge”. Sem saber bem como me comprometer com um total de livros a ler, decidi que o meu objectivo seria ler 50 livros durante 2011.

Estes 50 só chegaram a meio do ano, mais semana menos semana. Então decidi aumentar o objectivo para 80. E agora é que começam as dificuldades… Há várias semanas que não passo a meta dos cinquenta e qualquer coisa.

Descobri que alguns dos livros que escolhi não me motivam, e como tenho uma espécie de fobia a não terminar aquilo que começo, ando aqui a moer, a passar de livro em livro, lendo poucas páginas de cada vez.

Isto simplesmente não está a funcionar. Onde estão os livros que me faziam querer largar tudo e ficar confinada ao meu sofá horas a fio?! Os que não consigo largar antes de atingir a derradeira página?! Os que invadem a minha mente, nos momentos em que não estão ao alcance da vista?!

A minha wish list continua a crescer (e aparentemente irá permanecer em wish durante algum tempo, uma vez que os “cortes” já chegaram aos meus domínios). E os que estão em lista de espera, espalhado por todo e qualquer móvel onde não fiquem muito mal acomodados, não me inspiram.

Uns porque não se adequam à minha faixa etária, outros porque são insípidos demais para o meu actual estado de espírito, ou porque não os escolhi tendo o cuidado de considerar aquilo que me move. Outros porque simplesmente não estou com o humor certo para eles.

Mas não posso atribuir qualquer culpa às ditas obras. Elas são excelentes, só não são para mim, neste momento. Especialmente quando a vida está a preparar uma reviravolta e eu estou a apreciar a sua chegada, receosa do que o amanhã trará. (E acho que é aí que reside o busílis da questão…)

Como combater esta inércia? Ainda não o sei, mas se o futuro for ler três páginas de cada vez até chegar ao fim, assim seja. Recuso-me a desistir sem ter outra razão que não seja a falta de motivação. Recusar a desistência é um problema recorrente em mim. Não sei quando devo dar-me por vencida. E isto não é bom…

……………..

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para [email protected]

2 comentários em “Diário de Bordo: Sobre as minhas leituras e o desafio ‘2011 Reading Challenge’”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.