Recursos do Escritor: O desafio literário NaNoWriMo

Falemos sobre os Recursos do Escritor e sobre o escolhido para este artigo. Aprender a escrever bem é uma preocupação de todos, e os escritores devem tê-la a quintuplicar. Por isso decidi dedicar-me a recolher alguns artigos e sites que considero importantes nesta aprendizagem. Esta é uma lista que agrega alguns dos artigos/sites/blogues/livros mais relevantes neste tema.

Um recurso que senti ser importante, se não essencial, nesta demanda é o NaNoWriMo. Já muito se falou sobre este desafio (e podem encontrar alguns artigos neste blogue), logo não irei mencionar novamente o que já foi escrito. Pretendo sim, eleger o recurso como imprescindível para o jovem escritor, baseando-me na seguinte premissa: A essência do NaNoWriMo é um bom exercício para aqueles que desejam escrever com afinco e desenvoltura.

E se a preparação para este desafio for intensiva, ainda beneficiamos do treino adicional na preparação, para além da execução (e nada de revisão). O objectivo é, após trinta dias, ter nas mãos um primeiro rascunho do que poderá ser um livro de sucesso, mas também treinar uma arte que depende tanto da motivação individual de cada um de nós.

Assim, este desafio chega à lista dos recursos do escritor, no mês em que está a decorrer. E acho que já tinha mencionado aqui, mas volto a deixar o link para os artigos do site Storyfix. Os 32 artigos reúnem informação crucial sobre como enfrentar este desafio, focando com especial atenção o trabalho preparatório que deve ser elaborado.

Isto, na prática, são dois recursos para o escritor. E se não podemos participar no NaNoWriMo, que infelizmente é o meu caso, podemos sem dúvida ler o que de melhor se tem escrito para ajudar à sua execução.

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: sara.g.farinha@gmail.com

3 pensamentos em “Recursos do Escritor: O desafio literário NaNoWriMo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *