Diário de Bordo: Sobre os Desafios Literários de 2011

Aproxima-se o fim do ano de 2011, os últimos dias são engolidos pela espiral do tempo e chega a época em que nos perguntamos o que andamos por aqui a fazer. É nesta altura que, por tradição ou desejo, damos connosco a contemplar o ano que passou e a ponderar naquilo que o próximo ano nos poderá trazer.

Eu e este espacinho virtual não somos excepção. Assim, preparei algumas palavras sobre os momentos mais marcantes deste ano, que tenciono partilhar convosco ao longo deste últimos dias de 2011.

Φ

Dando início às hostilidades, este ano foi e será para sempre lembrado como, “O Ano dos Desafios”, pessoais, profissionais e literários.

Aqui vos deixo um balanço pormenorizado dos vários Desafios Literários a que aderi durante 2011. Todos eles foram muito importantes para mim e para este meu cantinho literário.

Através deles aprendi algumas coisas muito valiosas sobre o funcionamento dos blogues, sobre mim como leitora, como blogger e como pessoa. Ajudaram a promover a minha plataforma de autor, geraram interesse, alimentaram o meu empenho e criatividade e proporcionaram um gostinho de pequenas (grandes) vitórias.

45 Days Book Challenge 45 perguntas em 45 dias sobre os livros das nossas vidas. Entre preferidos, odiados, invejados, animados ou depressivos, são 45 dias de escolhas diversas que nos fazem pensar na nossa vida e nas leituras que nos têm acompanhado.

Algumas questões foram difíceis de responder e no fim do desafio concluí que, daí a uns meses muito terá mudado. Foi um desafio interessante, partilhado entre os leitores mais entusiastas através dos seus blogues e de um grupo de Facebook. Mês e meio de contemplação de passado e presente literário. Muito bom!

TAG: 45 Days Book Challenge

#trust30 Challenge Um desafio literário inspirado na obra de Ralph Waldo Emerson, cujo  objectivo é incentivar todos os seus participantes a escreverem o que pensam sobre algo. Durante 30 dias, um autor/escritor/blogger escolhe uma frase de Emerson e dá o mote que desencadeia a imaginação dos participantes. Os objectivos? Praticar a arte da escrita, aprofundar o auto-conhecimento, espalhar ideias e divertir-nos enquanto cumprimos o calendário do desafio.

A minha participação neste desafio foi muito modesta, comecei atrasada e terminei adiantada. E como os participantes têm como língua comum o Inglês, também os meus artigos foram escritos para este público (o que poderá ter irritado alguns dos visitantes mais assíduos do meu blogue). Gostei do desafio mas, infelizmente, não me dediquei a 100% à sua prossecução. Talvez para o ano…

TAG: #trust30

2011 Reading Challenge Este é um desafio promovido pelo Goodreads, uma plataforma onde podemos organizar as nossas leituras passadas, presentes e futuras. O objectivo é definir uma quantidade de livros a ler no decorrer do ano de 2011, e ir preenchendo o nosso perfil à medida que vamos avançando nesta tarefa.

O meu primeiro objectivo foi estabelecido nos 50 livros a ler em 2011. Aparentemente foi um objectivo modesto porque vi-o cumprido no mês de Agosto. Depois decidi aumentar o desafio para os 80 livros. Agora permanece a dúvida: Irei atingir esta meta?

TAG: 2011 Reading Challenge

NaNoWriMo 2011 Este é o desafio literário por excelência. Todos os anos, durante o mês de Novembro, milhares de pessoas participam nesta verdadeira maratona literária. O objectivo é escrever uma história com, no mínimo, 50 000 palavras.

Foi com muita pena minha que escolhi não participar este ano. Tinha demasiadas coisas no meu calendário (como por exemplo, o lançamento do meu 1º livro) e não iria conseguir equilibrá-las. Venha de lá o NaNoWriMo de 2012.

TAG: NaNoWriMo

Espero que 2012 seja tão animado em Desafios Literários como foi 2011. E porque não gosto de resoluções de ano novo, afirmo apenas que, estou a planear os desafios do próximo ano. Porque Vida sem Desafios, não tem piada!

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.