Recursos do Escritor: A importância da Página ‘Sobre Mim’ (About Page)

Recursos do Escritor- A importância da Página ‘Sobre Mim’ (About Page)

Eu sou a primeira a afirmar que é difícil escrever uma apresentação pessoal. A última que escrevi demorei quase uma hora para cada parágrafo… tinha dois parágrafos.

Acho que todos nós sabemos que quando vemos chegar a hora de nos apresentarmos, de falarmos sobre o que fazemos, de sublinhar os nossos pontos fortes ou os nossos melhores trabalhos até o melhor de nós gagueja, treme e hesita. Especialmente na versão escrita em que temos tanto tempo para estas três coisas em simultâneo!

Mas há coisas que são essenciais na nossa existência e no caso dos blogguers é aconselhável, essencial ou mesmo imprescindível que o nosso perfil online seja público e esteja ao alcance de um clique. Isto não significa revelar informações sensíveis sobre nós ou a nossa vida, mas proporcionar ao leitor um primeiro contacto com a pessoa que criou o blogue (ou afins).

A criação de uma página habitualmente designada por ‘About’ ou ‘Sobre mim’ é essencial. Especialmente para aqueles que fazem da escrita uma actividade profissional. Estamos duplamente obrigados a produzir uma boa página sobre o autor (por necessidade e por orgulho profissional).

E se ainda não vos convenci aqui estão alguns dos motivos, e subsequentes explicações, para criarem uma página ‘Sobre mim’ no vosso blogue (ou semelhante em outras plataformas).

Primeiro pela questão da identificação do autor dos textos. A minha atenção é bastante selectiva (aliás como é a de todos nós), se o blogue, o texto, a ideia ou a inspiração não vier acompanhada do seu autor, a tendência é ignorar a publicação. Afinal, qualquer pessoa pode publicar o que quiser na Internet o que significa que podemos ser facilmente enganados por indivíduos mal-intencionados. Se não sei quem escreveu não conheço a pessoa, ou o seu trabalho e é mais difícil reconhecer os seus textos noutros formatos ou plataformas.

Em segundo lugar pela credibilidade profissional do escritor. Se nos esforçamos em criar uma plataforma de sucesso, com inúmeras visitas diárias e interacção proactiva com colegas e leitores, porque manter a nossa informação pessoal secreta se ela ajuda ao estabelecimento dessa confiança? Publico um texto, uma opinião, uma fotografia minha, tudo isso ajuda a estabelecer-nos como utilizadores credíveis e interessados, que privilegiam a confiança e defendem a realidade pessoal, em oposição aos milhares de perfis fraudulentos que servem para ajudar o spam a crescer.

Em terceiro lugar o aumento de interesse na plataforma. Uma página ‘Sobre mim’ ajuda o autor/administrador da plataforma a atrair mais leitores para os seus textos, porque nos dá a dimensão do ser humano por trás desse sítio virtual. Pessoalmente não tenho interesse em saber o que pensa o dono do blogue que se identifica uma personagem da banda desenhada ou de um jogo virtual. Não é que as suas opiniões não possam ser credíveis, construtivas e contribuírem activamente para o conhecimento, mas porque aborrece-me que essa pessoa prefira apresentar-se como incógnita, por motivos que nunca saberei, identificando-se como alguém que não existe. E é difícil apagar uma primeira impressão esquisita, que é o que esses perfis sugerem.

Em quarto lugar, informa sobre o nosso percurso profissional na área a que nos dedicamos. Nem só de prémios e publicidade se constrói um autor, mas estes ajudam. Para aqueles que têm algum repertório só há benefícios em o expor de forma educada e profissional. Aqueles que estão a começar, queremos saber porque é que eles se importam com o tema, quem são e porque decidiram ocupar parte da esfera pública.

Se os nossos objectivos são claros porque não os comunicar? Se temos obra feita, muita ou pouca não interessa, porque não aproveitamos essa página para a enquadrar? Se ‘Sobre Mim’ ou qualquer outra coisa que decidam chamar-lhe, ajudar a cativar um leitor, a divulgar quem somos e o que fazemos, a transformar estranhos em pessoas que se interessam pela nossa arte, devemos escrevê-lo e publicá-lo.

Quando comecei não tinha nada que me parecesse interessante o suficiente para me descrever, perdi horas a contemplar o deveria pôr ou não pôr e, pior, a pensar em como tudo isso me fazia sentir. Isto ainda acontece, como podem ver pelas duas horas perdidas em dois parágrafos de uma mini-biografia, mas é importante que o façamos, que divulguemos as nossas mais-valias, que nos exponhamos ao escrutínio público, que nos aceitemos como somos e o que fizemos ou queremos fazer. É imprescindível que os nossos potenciais leitores, aqueles que nos visitam pela primeira vez, voltem. E para isso acontecer é preciso satisfazer a curiosidade sobre quem somos, o que fazemos e o que estamos dispostos a mostrar para que as pessoas voltem para nos ler.

E como se constrói uma boa página ‘About’ ou ‘Sobre mim’? Isto é resposta para um próximo artigo.

O vosso blogue tem uma página destas? A sua construção foi complicada? Notaram melhorias no volume de tráfego?

ΦΦ

Artigos Relacionados:

Recursos do Escritor: 14 dicas para um blogue atractivo

Recursos do Escritor: Sobre Manter um Blogue de Qualidade

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: sara.g.farinha@gmail.com

Um pensamento em “Recursos do Escritor: A importância da Página ‘Sobre Mim’ (About Page)”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *