Recursos do Escritor: Como escrever uma boa página ‘Sobre Mim’ (About Page)

Recursos do Escritor- Como escrever uma boa página ‘Sobre Mim’

Por necessidade e por orgulho profissional, uma página auto-biográfica (About Page ou ‘Sobre Mim’) deve estar tão bem escrita como qualquer artigo publicado no blogue.

Por necessidade porque permite a fácil identificação do autor, a credibilidade associada, atrair o público e informar sobre o nosso percurso pessoal e profissional, passado e futuro (ver artigo).

Por orgulho profissional porque… bem, somos escritores de um blogue por isso tudo aquilo que escrevemos para ele deve ser de Qualidade (ver artigo).

Como em qualquer texto de qualidade a sua elaboração não é fácil ou rápida. Habitualmente passamos umas boas horas embrenhados em pesquisa e a escrever versões. No caso desta espécie de autobiografia a dificuldade é acrescida porque significa considerar tudo aquilo que fizemos, assim como o que queremos fazer e colocá-lo num papel, todos os objectivos cumpridos e os seus resultados e os que definimos como projectos futuros ainda não atingidos. Isto costuma envolver umas doses de auto-avaliação, orgulho e recriminação, o que torna a tarefa num exercício de auto-contemplação complicado.

E por todos estes motivos e por mais alguns, quero deixar-vos aqui algumas ideias sobre a construção de uma página ‘Sobre Mim’ e o incentivo para não deixarem de a publicar nos vossos perfis públicos.

Primeiro é preciso saber o que se pretende do blogue/site onde a dita página se insere.

Qual é o objectivo ao qual o nosso blogue que se dedica? Pretende ser uma plataforma de autor? Cativar leitores? Vender livros? Divulgar temas específicos? Só depois de definirmos isto é que podemos concentrar-nos na construção de uma boa página ‘Sobre Mim’.

Se o objectivo for cativar leitores é necessário escrever artigos com que os nossos leitores se identifiquem. É preciso encarar cada texto como uma conversa pessoal, contando a nossa história e criando um relacionamento virtual com os nossos leitores.

Se pretendemos vender um produto ou serviço, a página ‘Sobre Mim’ contribui para mostrar os benefícios desse produto/serviço, proporcionando um espaço onde informamos os clientes como os podemos ajudar.

Se quisermos partilhar as nossas opiniões/conhecimentos sobre um tema específico, como por exemplo sobre Livros, a página ‘Sobre Mim’ deve mostrar os motivos pelos quais consideramos que a nossa opinião acrescenta valor.

Em segundo lugar é imprescindível que sejamos consistentes no nosso estilo.

Uma espécie de voz do blogger que se mantém em todas as páginas e artigos do blogue. Ser-se demasiado formal numa página ‘Sobre Mim’ quando as restantes páginas e os artigos são informais não mostra consistência da nossa parte. Assim como o contrário também se aplica. Publicar artigos formais, totalmente educativos e numa linguagem científica quando a nossa imagem no ‘Sobre Mim’ é um exercício à criatividade verbosa não é produtivo, é confuso.

Dependendo do objectivo do blogue e da página em si, ser-se consistente com o tom usado proporciona um estilo à plataforma e ajuda a construir confiança com os leitores.

Em terceiro lugar é preciso revelar quem somos.

Ao criarmos um blogue ou quando nos registamos em outras plataformas sociais estamos a expor-nos publicamente, por isso devemos agir em consciência e mostrar como somos.

A página ‘Sobre Mim’ ajuda a contar a nossa história, a partilhar parte da nossa maneira de ser, do nosso percurso e de como encaramos a vida. Não devemos revelar demasiado e evitar informações sensíveis, mas podemos criar algo bastante criativo, usando aquilo que nos define na vida real. Alguns hobbies e generalidades sobre o que gostamos, aquilo que conquistámos ou que ainda desejamos, parte da nossa personalidade e das nossas actividades, tudo isso nos aproxima daqueles que nos lêem e que devem vislumbrar as pessoas reais que somos.

Em quarto lugar não esquecer que colocar informações que nos definam e nos valorizem.

Os prémios ganhos, os livros publicados, as metas atingidas, as menções honrosas, a formação que temos, os projectos em que nos empenhamos, a experiência e as proficiências que fazem parte de nós.

Mesmo se estivermos a começar e ainda não tenhamos o reconhecimento público, podemos sempre mostrar como adquirimos os conhecimentos que possuímos e o que pretendemos fazer com eles. Mostrar como pretendemos acrescer valor ao panorama temático em que nos inserimos.

Em quinto lugar uma página ‘Sobre Mim’ conta a minha história.

Claro que esta não deve ser exaustiva e detalhada, isso pode afugentar o leitor, mas deve conter a quantidade certa de informação que conte a nossa história pessoal. Contar como despertámos para determinada área, o que nos impulsionou (ou empurrou mesmo) ou como surgiu a ideia. Todas as páginas ‘Sobre Mim’ contam uma história, a tua. Escreve-a de forma apelativa e interessante e cativa os leitores.

Tudo o que se pretende aprender beneficia de alguma investigação, por isso sugiro que espreitem alguns dos blogues mais mediáticos sobre estes temas (encontram as hiperligações para alguns deles na página ‘Recursos do Escritor’), visitem alguns blogues/plataformas semelhantes à que pretendem criar/administram e comparem informações.

Se têm um blogue ou outro tipo de plataforma e se são escritores assíduos, por favor não ignorem a importância de uma página ‘Sobre Mim’. Esta é tão ou mais importante que a vossa página de Contactos. Ela é a plataforma que cativa ou afasta o leitor. E neste mundo virtual recebemos diariamente muitos tipos de leitores e alguns deles podem mesmo vir a mudar a nossa vida… ‘Food for thought’

ΦΦ

Artigos Relacionados:

Recursos do Escritor: A importância da Página ‘Sobre Mim’ (About Page)

Recursos do Escritor: 14 dicas para um blogue atractivo

Recursos do Escritor: Sobre Manter um Blogue de Qualidade

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.