Diário de Bordo: Actividades Literárias da Semana

Entre leituras e escrituras constato que adiei, inadvertidamente, a construção deste artigo. Agora olho para as duas últimas semanas e desejo evitar um testamento, testemunho escrito dos milhares de palavras que passaram pelas minhas mãos e pelos meus olhos.

Começo pelos Desafios Literários deste mês. Nas Leituras completei o Reading Romances Challenge de Abril sobre o tema ‘Mês das Realidades Alternativas’. Immortal City de Scott Speer no tópico Livro Contemporâneo numa realidade alternativa e Slave to Sensation de Nalini Sigh no Livro passado no Futuro numa realidade alternativa.

Ainda nas Leituras continua a decorrer o Desafio Literário do Goodreads, cujo banner aqui na barra lateral vai mostrando os meus progressos. O objectivo a que me propus neste ano de 2012 foi 67 livros, neste momento passei a barreira dos 50%. Desconfio que talvez venha a alterar o objectivo deste ano…

No domínio da Escrita começo pelo 12 Meses/12 Contos. O Conto de Abril ainda está em construção, agora com 3.108 palavras ainda não se encontra terminado e, infelizmente, continua insatisfatório. Preciso de inspiração URGENTE!

Estas duas últimas semanas também serviram para me dedicar a um projecto novo. Ainda em construção, e longe dos olhares do público, ele motivou-me a construir algo novo. Neste momento apresenta 1.185 palavras e está a precisar de ser reescrito. Espero dedicar-me a ele de cabeça fresca e olhar atento, duas coisas que me têm faltado nos últimos tempos.

Ainda no domínio dos Escritos, desta vez neste blogue pessoal, publiquei umas ideias e opiniões pessoais sobre a necessidade de escrever uma boa página ‘Sobre mim’. Este é o meu modesto contributo para os autores/bloggers, porque acredito que necessitamos de transformar estes nossos cantinhos literários em ferramentas profissionais e também porque acredito que temos de combater a vontade de permanecermos incógnitos. Dois artigos sobre a importância de nos expormos numa página ‘Sobre Mim’ e como o fazer da melhor forma, são a minha proposta de aperfeiçoamento online.

Para além destes dois artigos temos as obras de alguns autores, colegas de editora e de evento público e um exercício tão interessante que pode ser um poderoso desbloqueador de escrita. São as minhas sugestões de leitura e incentivo à escrita.

Tinha esperanças de, à data de escrita deste artigo, ter terminado o Conto de Abril, assim como o outro projecto e ter avançado na pesquisa da ideia para um novo livro. Constato que nenhuma das três se confirmou… Apesar de tudo acho que foram duas semanas produtivas, especialmente se contar com a preparação para a minha primeira de Sessão de Autógrafos na Feira do Livro de Lisboa e com os esforços de divulgação do meu livro ‘Percepção’ noutras plataformas.

Constatei também que, no próximo dia 29 este meu livro faz 6 meses de vida pública, o que merece uma comemoração especial. Esta data será lembrada com o primeiro Passatempo promovido por mim e relembrada com alguns contributos especiais destes meses que passaram.

Mais livros por aqui passaram e outras palavras fluíram mas acho que deixei aqui o essencial das duas últimas semanas.

ΦΦ

Colegas do Desafio 12 Meses/12 Contos, como vão os vossos projectos?

PS: Não se esqueçam de participar no Passatempo de ‘Percepção’. Sigam a hiperligação aqui…

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.