Diário de Bordo: Actividades Literárias das Últimas Semanas

E mês e meio depois… O mês de Junho tem sido brutal. Concedo que aconteceram muitas coisas nas outras partes da minha vida, que não a literária, mas isso não devia ser motivo. No panorama das últimas seis semanas, entre fins-de-semana com amigos e umas mini-férias que passaram a correr, aconteceram algumas coisas dignas de nota.

No âmbito de outros projectos:

No passado dia 2 de Junho, eu e sete autores portugueses, inaugurámos um novo blogue dedicado em exclusivo à publicação de Contos no âmbito do género fantástico, o Fantasy & Co. Foi um princípio cheio de ideias e de ajustes que, tenho o prazer de dizer, foi um sucesso. Podem ler a primeira parte do meu conto aqui ‘Crónicas de Amarílis’ e deixar a vossa opinião.

Vamos aos escritos:

Entretanto, enquanto pesquisava concursos literários e possíveis temas de contos cruzei-me com um desafio interessante proposto pela editora Draco. O tema são os ‘Dragões’ e o prazo de entrega é no fim do próximo mês. Depois de alguma pesquisa comecei a construir a base daquele que virá a ser o meu primeiro conto sobre Dragões. Com 894 palavras é um início ainda extremamente modesto mas espero voltar a ele assim que terminar alguns textos que estão pendentes.

Na continuação das ‘Crónicas de Amarílis’ tenho a informar que a segunda parte, de um total de três, já se encontra quase pronta. 1.240 palavras, e muita revisão depois, posso acrescentar que terminei este capítulo com um aperto no peito e uma sensação de cumprimento das minhas expectativas. Em breve poderão confirmar ou refutar esta minha convicção 🙂

Quanto ao Conto de Junho do Desafio 12 Meses/12 Contos tenho a dizer que hoje acordei inspirada (dia 28 de Junho às oito da manhã… mesmo como eu gosto). Depois de aprofundar a pesquisa em alguns pontos, avancei com um início de 1.105 palavras. Desde já informo que este conto é outro daqueles meninos que vai ser difícil de conter no formato deste desafio. Mas, neste momento, não quero pensar nisso. Prefiro concentrar-me em produzir algo de que gosto e esforçar-me para que isso aconteça. E vou deixar o tema em segredo…

Quanto ao blogue escrevi uma série de artigos no âmbito dos ‘Recursos do Escritor’, algumas opiniões sobre livros, anunciei a chegada do meu livro ‘Percepção’ à FNAC e mais uns temas diversos. Adorei escrever um artigo em especial, sei que não é em Português mas quero partilhar convosco o prazer de colocar “em papel” a minha opinião sobre ‘Persuasão’ de Jane Austen.

Quanto às leituras:

Diz o Goodreads que este mês só li seis livros… Desconfio que me esqueci de actualizar alguma coisa…

Li uma série de pequenos contos e estou a reler uma série que consumi na primeira volta e agora estou a apreciar. De vez em quando sabe bem reler e este mês foi um de hedonismo até nas leituras.

E com isto encerro o meu registo das últimas semanas. Espero que o próximo mês seja mais movimentado… E de preferência, com temperaturas mais amenas.

E por aí? Como correm os desafios literários de 2012?

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.