Sugestão: Nora Roberts

Num daqueles desafios literários deste ano cruzei-me com a hipótese de ler ‘Public Secrets’ de Nora Roberts. Apesar de ser uma das escritoras mais prolíficas da actualidade, ainda não tinha lido absolutamente nada dela.

Decidi começar, não por este livro, mas por um outro que me captou a atenção. ‘The Last Boyfriend’ o nº 2 da trilogia Inn BoonsBoro.

Ao fim das primeiras páginas, era claro, porque tantas pessoas lêem as obras de Roberts. Independentemente de histórias e romances, as obras desta autora reúnem o essencial da boa escrita. Nora Roberts engana o leitor com mestria, atira-nos para vivências inesperadas e sólidas, chega a convencer-nos de que escrever é fácil… Não é. Não é (mesmo!!) nada fácil.

Para além das personagens fortes, dos enredos sólidos, das descrições brilhantes, do humor assertivo e dos diálogos inteligentes (e, neste caso, com algum sobrenatural à mistura) Roberts, tão depressa nos presenteia com a vívida descrição de uma peça de mobiliário, como introduz um simples jogo de telemóvel, surpreendendo-nos com uma miríade de pormenores, em vivências tão distintas, que nos impele a perguntar: como é possível abarcar tanto sobre tanta coisa em simultâneo e saber comunicá-lo.

De personalidades maleáveis, doces ou intrépidas, para viciados, violentos ou abusadores… Em apenas dois livros, tudo isto é posto à disposição. Quem lê sente-se íntimo de todas essas personagens, relaciona-se com os seus problemas, reconhece virtudes e defeitos, adora e despreza.

As relações entre personagens, seja qual for o seu tipo, são complexas. Pai e filha, filho e mãe, namorados, vizinhos, conhecidos… são redes que se vão adensando à medida que a progressão da história convida a fazê-lo.

Não só em ‘The Last Boyfriend’ mas também em ‘Public Secrets’, com estilos e histórias tão diferentes, tive exactamente a mesma experiência, pelo que quero deixar aqui a obra desta autora como sugestão. Pessoalmente, pretendo ler mais alguns livros dela e experimentar os assinados sob o pseudónimo J.D.Robb.

Opinião sobre ‘The Last Boyfriend’ em breve…

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

2 comentários em “Sugestão: Nora Roberts”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.