Diário de Bordo: Balanço de 2012

Diário de BordoQuem diria que 2012 seria um ano tão animado?! No meio de tudo o que não é relevante para este artigo, mas que foi brutalmente importante nos restantes aspectos da minha vida, 2012 foi um ano muito preenchido.

O lançamento do meu livro ‘Percepção’ trouxe os seus frutos no decorrer deste ano. Entre entrevistas, opiniões e uma miríade de efeitos derivados, 2012 foi o ano de ‘Percepção’. Podem acompanhar todas as novidades no blogue dedicado a este livro.

Participei como autora, pela primeira vez, na Feira do Livro de Lisboa… Acho que não preciso dizer o quanto isso significa. Foi um dia muito especial cheio de bons momentos que podem revisitar aqui…

Celebrei, também, o primeiro ano de vida pública de ‘Percepção’ o qual foi comemoradoFLx14 com o lançamento do site ‘Sara Farinha’. Este agrega todos os meus escritos, online e em papel, e aguarda a vossa visita. Ver aqui…

Foi em 2012 que vi o meu primeiro poema publicado numa Antologia Poética. O lançamento de ‘Ausência Consagrada’ na Antologia ‘Entre o Sono e o Sonho’ vol.III foi a concretização de um sonho. Encontram o artigo e as fotografias aqui…

Ainda nos primeiros seis meses do ano, tive a oportunidade de participar num projecto inovador onde a literatura fantástica é o mote. Fantasy & Co. reúne alguns dos mais recentes e promissores autores de literatura fantástica Portuguesa. De publicação assídua, no domínio do fantástico, convido-vos a visitar este nosso projecto e, naturalmente, alguns dos meus contos publicados. Leiam os meus Contos aqui…

No início do ano propus-me a escrever um Conto por cada mês de 2012, num Desafio que baptizei de 12 Meses/12 Contos. Hoje, dia 29 de Dezembro de 2012, fico feliz de poder dizer que ultrapassei essa meta. No que diz respeito ao desafio em si, podem ver o decorrer mensal do desafio aqui… Quanto à surpresa anunciada… em breve.

Sara_Farinha2012 viu crescer a página ‘Recursos do Escritor’. Com o intuito de reunir ferramentas de trabalho num só espaço e com isso disponibilizar os recursos que achei úteis e determinantes para aperfeiçoar a arte da escrita. Se gostam de escrever, ler e compreender algumas das regras desta arte, esta página é para vocês. Convido-vos a visitar este cantinho, ler os artigos que vos parecerem mais interessantes e deixar a vossa opinião. Visitem os ‘Recursos do Escritor’ aqui…

Este ano celebrei duas datas importantes. A primeira foi o 1º ano de vida pública de ‘Percepção’, tal como mencionei acima, a 2ª foi a celebração do artigo #500 deste blogue. Um bonito e redondo número do qual me orgulho. Deixo-vos aqui a lista dos artigos mais visitados durante o decorrer deste ano (que decerto acompanharam através do update semanal no Facebook) e aqueles que adorei escrever…

Top 8 – Os Artigos Mais Visitados:

1º  Sobre escrever um Conto: 8 perguntas indispensáveis

  Recursos do Escritor: 7 Técnicas de Escrita – Gerar, organizar e usar ideias

  5 Regras para escrever um Conto

Opinião: ‘Vai aonde te leva o coração’ de Susanna Tamaro

Recursos do Escritor: Regras para escrever bons diálogos

Recursos do Escritor: Como escrever uma boa página ‘Sobre Mim’ (About Page)

Exposição Pública e Redes Sociais, com grande poder vem grande responsabilidade

Sugestão: ‘Na Sombra da Vingança’ de J.R. Ward

Top 8 – Os Meus Artigos Preferidos (sem qualquer ordem especial):

Recursos do Escritor: Às vezes uma refeição é apenas uma refeição

Palavras Soltas: Sobre a Ficção Científica Social

NaNoWriMo 2012 – Sobre a Intuição, os Brócolos e Persistir

Books: What do you look for in a review?

Recursos do Escritor: O que nos impele a continuar?

Palavras Soltas: Dia do Autor Português

Dia Internacional da Mulher ou um futuro melhor

“Percepção”: A inspiração, as influências e o pragmatismo – excertos de uma apresentação

Ainda no âmbito de blogues e “internacionalizações”, adorei participar em dois projectos muito especiais. O primeiro consistiu na elaboração e publicação de um artigo, em simultâneo, com dezenas de outros blogues. Books: What do you look for in a review? Foi o tema promovido pelo blogue ‘Reading Romances’, artigo que recebeu bastantes visitas, alguns comentários internacionais, e que adorei escrever. Leiam o artigo aqui…

A segunda “internacionalização” deste ano foi o convite para participar na rubrica ‘7 Coisas que Aprendi’ no blogue ‘Escriba Encapuzado’. Um pequeno texto que me permitiu colocar muitas coisas em perspectiva e partilhá-las com o público brasileiro para além do português. Que podem ler aqui…

Por último, quero mencionar o que espero vir a ser, o início de um novo livro. ‘O Pária’ escrito durante o mês de Novembro, através do método NaNoWriMo, está em fase de reescrita. Espero voltar a ele em 2013 e completar o esforço inicial das cerca de 55.000 palavras escritas durante Novembro. Podem revisitar o Diário de Bordo do NaNoWriMo 2012 aqui…

Olhando para os planos que fiz no final de 2011 (ver aqui…) acho que atingi os 6 objectivos a que me propus, apesar de alguns deles não terem tido os resultados esperados (caso das submissões de contos). No próximo artigo vou dedicar-me a 2013 e aos desafios que irei enfrentar… Será, decerto, um artigo muito mais doloroso…

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.