Diário de Bordo: Actividades Literárias dos últimos tempos

Diário de BordoPorque será que, por mais que faça, parece sempre pouco? Respostas filosóficas à parte, aqui fica um resumo do que andei a fazer por aí, no que diz respeito à literatura.

Nos Escritos Publicados:

Comemorámos a publicação do Conto nº 100 do projecto ‘Fantasy & Co.’. Para celebrar, lançámos uma Antologia Romântica e Erótica ‘O Legado de Eros’, onde podem ler o meu conto ‘Rumo a casa’ (assim como mais cinco outros contos dos colegas). Uma história de amor… uma espécie de dark fantasy, ou horror, ou classifiquem como quiserem… Um texto onde pude explorar um pouco mais os meandros dum género que me agrada bastante (mesmo comCapa Final consciência que fere as minhas susceptibilidades de imaginação hiperactiva) e ao qual voltei no conto de Outubro (Desafio 12 Meses/12 Contos). Agradecia algum feedback construtivo sobre o ‘Rumo a casa’, por isso, leiam e deixem a vossa opinião aqui no blogue ou na nossa página de Facebook.

Ainda nos escritos publicados, tive o prazer de escrever um pequeno conto para o 1.º aniversário do blogue ‘O Sofá dos Livros’. ‘A Fuga’ é um pequeno texto sobre a violência no seio familiar e os laços emocionais que nos prendem a lares desfeitos. Podem ler este mini-conto aqui…

Escritos aqui no blogue:

Entre o Desafio 12 Contos/12 Meses, o NaNoWriMo e os Recursos do Escritor, não me faltaram temas e formatos distintos sobre os quais praticar. O 12 Meses/12 Contos sofreu um revés em Agosto (com uma fuga não planeada para Paris) mas, como mandam as regras, foi escrito em Setembro. Logo, o conto de Setembro foi escrito em Outubro e, pela primeira vez, nasceu um conto escrito em Inglês no âmbito deste desafio. O de Outubro ainda está no forno…

capaQuanto ao NaNoWriMo de 2013, volto a sublinhar 2013, parece que este ano não vou ver as 50 000 palavras em Novembro. De acordo com as estatísticas, e ao ritmo que vou, acabo lá para 24 de Dezembro.

Odeio falhar. Odeio desistir (não vou desistir!) e, concedo, acho que confiei que o processo de escrita deste “menino” seria algo normal. Não é. É difícil, moroso, doloroso e está cheio de falhas no planeamento (já que decidi mudar o plano às 4.000 ou coisa que o valha!). Preciso parar, reagrupar, repensar e voltar a planear e, para ser sincera, preciso duma ideia genial para tirar este rascunho do buraco onde ele se enfiou.

Nos artigos do ‘Recursos do Escritor’ sugiro: ‘Um significado mais profundo’ (e foi assim que me meti no buraco mencionado anteriormente!); O presente que podem descarregar no artigo ‘Por onde andam as minhas personagens?’ (uma ficha que vos ajuda a construir as personagens das vossas histórias); E ‘Escrever uma Sinopse’, cujo título fala por si.

Já que estou a sugerir, aproveito para mencionar o excelente vídeo com Elizabeth Gilbert, que publiquei aqui no blogue. “Um olhar interessante sobre um dogma, instituído entre escritores e público, que deve ser encarado sob outras perspectivas para que possamos equilibrar, de forma mais ou menos sã, algo que exige tanto de nós como pessoas.” Ver aqui…

Nas Leituras:The Great Gatsby

Muito boas. Daquelas que deixam raízes, marcas, ou ambas. ‘The Great Gatsby’ de F. Scott Fitzgerald, ‘Todo o anjo é terrível’ de Susanna Tamaro, ‘Manuscrito encontrado em Accra’ de Paulo Coelho, ‘Comer, Orar, Amar’ de Elizabeth Gilbert, ‘Interview with the Vampire’ de Anne Rice, ‘The One Hundred Fifty-Four Sonnets of William Shakespeare’, The Ballad of Reading Gaol’ de Oscar Wilde e ‘Me Before You’ de Jojo Moyes. Se em alguns, o nome do autor fala por si, noutros garanto-vos que serão os textos a fazê-lo.

Um destaque especial para a Antologia ‘Amores Contados’, da Alfarroba, que me surpreendeu com alguns dos textos escolhidos para publicação. Podem ler a minha opinião aqui…

Convido-vos a ler os artigos relacionados (basta clicar nas hiperligações) e deixar a vossa opinião. 

Por aqui, vou continuar na minha infindável batalha com as letras e os seus propósitos para que, quando 2013 acabar, possa olhar para trás e ver cumpridos os objectivos que estabeleci no final do ano passado, e enraizar os do futuro.

ΦΦΦΦΦ

Gostaram deste artigo? Então subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.