Opinião: ‘A morte melancólica do rapaz ostra & outras estórias’ de Tim Burton

Estou a sofrer de uma paixão acesa por este livro. NadTim Burtona mais, nada menos, do que isto. “A morte melancólica do rapaz ostra & outras estórias” de Tim Burton é uma obra tão ao jeito do seu criador. Burton está para o humor macabro como Stephen King está para o subtil, mas poderoso, horror.

A obra de Burton distingue-se de todas as outras pelos seus contornos tão especiais. Ele junta aquilo que nunca sonhámos ver junto… e há quem lhe chame revisitação da infância. Bolas! Foram crianças muito traumatizadas, não?! “Crianças desajustadas num mundo terrivelmente cruel” é um dos engodos para este livro e, concordo, são histórias de desajustes sérios. Histórias de impossíveis. Histórias de dores inocentes… e não tão inocentes assim.

Adoro as ilustrações. Estão brilhantes na sua complexidade infantil, nas suas cores, e na vivacidade com que ajudam a contar as histórias.

Neste livro adoro “Palitinho e Fosforina Apaixonados”, “Roy, o Rapaz Pesticidade”, “A morte melancólica do rapaz ostra”, “A Rainha das Almofadas de Alfinetes”, “Cabeça de Melancia”, “O Bebé Âncora”.

cabeça de melanciaDe Burton recordo “O Estranho Mundo de Jack”, “A Noiva Cadáver” e “Alice no País das Maravilhas de Disney Para os fãs de Tim Burton”. Filmes, recordo muitos mais… Espero que, em breve, possa vir a acrescentar mais obras em papel a esta lista porque se há coisa que Burton sabe fazer é cativar-nos com a sua estranheza. Sabe agarrar o público com as inocências densas das personagens e as histórias simples que tanto escondem. Faz-nos experienciar sentimentos e procurar mensagens nas vivências obtusas, de criaturas impossíveis, em situações irreais.

Se gostam de coisas “fora da caixa” experimentem Tim Burton em papel. A sua carreira cinematográfica dispensa apresentações e os seus livros são uma expressão muito interessante da imaginação deste autor/tudoemaisalgumacoisa.

Passem 2015 com os meus devaneios literários (e afins). Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Podem ler mais sobre ‘A morte melancólica do rapaz ostra & outras estórias’ aqui…

Podem adquirir uma cópia aqui…

::::::::::::::::::::::::::

Passem 2015 com os meus devaneios literários (e afins). Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

::::::::::::::::::::::::::

Artigos Relacionados:

Opinião: ‘A Hora do Vampiro’ de Stephen King

Opinião: ‘Siddhartha’ de Hermann Hesse

Opinião: ‘On Writing’ de Stephen King

::::::::::::::::::::::::::

Segue-me / Follow me:

facebook

twitter

google+

PinterestLogo

instagram

 

 

tumblr-icon

goodreads

youtube

 

Contacta-me / E-mail me:

sara.farinha@sarafarinha.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.