Recursos do Escritor: Responde lá a isto!

doing things

Como ter sucesso no mundo da escrita? Um escritor nos tempos que correm é, e deve ser, feito de muitas coisas. Ele é autorblogger, figura (mais ou menos) pública, marketeer, designer gráfico, publicitário, gestor, contabilista, ele é um comunicador (ou não) nato, e ainda tem ideias e… Escreve.

Podemos ser mais de umas coisas do que de outras. Podemos gostar mais de umas cenas do que de outras. Podemos praticar mais umas vertentes do que outras mas, no fim, é o conjunto destas capacidades, e as possibilidades que temos de delegar aquelas que não dominamos, que determinam o nosso sucesso.

Eu acredito nisto. Mas, também acredito que, é muito difícil reunir tudo isto num só indivíduo e ainda ter tempo para o que é realmente importante: Contar Histórias.

Alguns conseguem. A maioria de nós, não. Adiante…

Coleccionadora de informação que sou, cruzo-me constantemente com algumas teorias sobre este assunto. Leio as histórias de pessoas que partilham os próprios combates e as suas formas de analisar e agir perante estas circunstâncias.

Há algum tempo encontrei (sim, porque isto de andar à procura de informação relevante nas interwebs é pior que uma escavação arqueológica) dois exercícios que me prenderam a atenção. São eles:

1. Faz uma pergunta a ti mesmo, e regista a tua resposta no teu bloco de notas dedicado aos aspectos mais comerciais da coisa: Se fosses o gestor de uma pequena loja de comércio , ao invés de seres um escritor freelancer, o que estarias a fazer para transformares a tua loja num sucesso? Faz uma lista de ítens. Agora pergunta-te: em que difere de gerir a tua carreira de escritor freelancer? Como dizia no original, é tudo igual, só não tens de gerir o inventário.

2. O plano dos 12 dias de Exercícios de Escrita Simples… sendo que, aconselho mesmo este primeiro dia: #1 Escreve 10 potenciais títulos de livros que gostarias de escrever.

Podem ver o restante do Plano dos 12 Dias aqui…

Experimentei os dois, como a curiosa de serviço que sou. Tanto o primeiro, como o segundo, são pequenos exercícios de motivação e de coordenação de esforços pessoais. Servem para desbloquear de escrita, considerar as opções de vida, e estabelecer metas pessoais/profissionais. Ou são, simplesmente, divertidos.

Pensar no futuro é complicado, confuso e, dependendo da fase da nossa vida, (im)possível. E eu sou a favor de tudo o que nos ajude a estabelecer prioridades e atingir objectivos. Acredito que, só com esta atitude, temos a possibilidade de nos sentirmos realizados como pessoas e recompensados pelos esforços.

Como ter sucesso no mundo da escrita?

Escrevendo e sentir-se feliz por o podermos fazer.

Sim! Porque isto de ter múltiplas actividades tem muito que se lhe diga e definir tempos, objectivos e projectos é essencial. Concordam?

::::::::::::::::::::::::::

Segue-me / Follow me:

facebook

twitter

google+

PinterestLogo

instagram

 

 

tumblr-icon

goodreads

youtube

 

Contacta-me / E-mail me:

sara.farinha@sarafarinha.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.