Recursos do Escritor: 5 Estratégias para criar uma plataforma de autor de sucesso

J.R.WardNão se iludam. Um website ou um blog, consoante a vossa capacidade financeira e disposição para levar o assunto com seriedade, é apenas, e só, uma ferramenta de marketing.

Não se trata de mostrar quão perspicazes, interessantes, ou mordazes são. Trata-se de “vender” o vosso produto seja ele qual for.

Tenho reparado na franca multiplicação de blogs de “estilo de vida”, se é assim que se chamam… Há um par de anos proliferavam os blogs sobre livros e opiniões livrescas. Agora, parece que descobriram a Meca das trivialidades, dos produtos que todas têm de ter, e de como têm de ser…

Qualquer um destes tipos de página não se enquadram numa plataforma deSeth Godin cópia autor. Apesar de, umas terem como tema os livros, aproximam-se mais de críticos literários do que escritores.

A única característica que nos une a todos é a mesma visão de mercado: a busca por leitores. É ela que nos orienta e que nos deve orientar a nós, tipos voltados para a escrita, cheios de sensibilidades artísticas e pouco tino empresarial.

E, para colmatar isto, quero deixar-vos as 5 Estratégias para criar uma plataforma de autor de sucesso:

  1. Qual a filosofia por trás do teu website? És transparente sobre qual é o teu produto? O que queres vender? Em que acreditas? Como o teu produto reflecte as tuas crenças? Qual é a tua estratégia de inserção no mercado? A mensagem é clara? Quando abrimos a página sabemos que és um autor e que escreves livros de determinado género literário?

  2. Ao abrirmos a tua página é claro aquilo que queres que o leitor faça? Ler os teus artigos? Comprar um livro? Registar-se na mailing list? Receber um livro ou artigo de borla? Para onde guias os teus leitores?

  3. Agora que sabes o que queres que o leitor faça, delineaste como eles chegam a esse passo? Sabes o que acontece quando o visitante chega à tua página principal? Quantos passos, cliques e scrolls, antes de poder fazer aquilo que queres que ele faça?Antes de subscrever a mailing list a partir da página principal ou de um artigo?

  4. Quantas distracções tens pelo caminho? Quantos pop ups desde que o leitor chega à página principal até chegar onde queremos? E quanta poluição visual é que ele tem de ignorar ou assimilar? De quantos widgets precisas mesmo? Quantos estão sempre a piscar e desviar a atenção do leitor do sítio para onde o queres direccionar?

  5. És claro e apelativo na criação de incentivos? O leitor sabe que recebe um livro de bónus, material diverso, capítulos, ou cursos de borla, se subscrever?

Terry PratchettDesignados por os 5 C’s que resultam. Eu, olho para eles como uma espécie de credo em que só acredita quem quer, e só segue quem acredita.

Os 5 C’s (que em Português não seriam todos C’s) de criação de um website/blog/plataforma de autor de sucesso são:

  1. Clear / Transparente

  2. Clean / Claro

  3. Concise / Conciso

  4. Compelling / Atraente

  5. Call to Action / Incentiva a Acção

Nunca é demais relembrar que o aspecto profissional de uma página é o nosso cartão de visita que pode atrair ou repelir definitivamente quem nos lê.

Respondam nos comentários:

Em quantas destas coisas ponderaram quando criaram o vosso website / blog? Acham que há espaço para melhorias?

::::::::::::::::::::::::::

Artigos Relacionados:

A Quadra Social do Autor

Como escrever uma boa página ‘Sobre Mim’

O Marketing na vida do Escritor

::::::::::::::::::::::::::

Passem 2016 com os meus devaneios literários (e afins). Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Prosperar cópia

Um pensamento em “Recursos do Escritor: 5 Estratégias para criar uma plataforma de autor de sucesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *