Recursos do Escritor: A Pixar está a oferecer cursos de storytelling (Oh yeah!)

A Pixar está a oferecer cursos de storytelling

Pixar in a Box: The Art of Storytelling. Não podemos dizer que é um curso intensivo. Mas, podemos afirmar que é um curso incisivo.

Vi passar nas redes sociais um post que anunciava o seguinte:

“A Pixar está a oferecer cursos de storytelling”

Com este título pensei, mais um bocado de spam da treta em que abres a hiperligação e, para aceder ao suposto curso grátis tens de te registar, prencher um questionário, partilhar pelo Universo todo e, no final, tens de pagar uma atençãozinha aos senhores que servem de plataforma de divulgação da cena… ou não.

Confesso que fui confirmar sem grande esperança de encontrar algo que valesse a pena. Enganei-me!! Sim, sim, no meu Universo enganar-me é corriqueir-o-habitual.

Fiz o primeiro módulo num instante. É um prazer, e uma mais-valia, ouvir da boca dos criativos da Pixar como descobriram a arte de contar histórias. Como resolvem aqueles problemas que todos temos. Como criam as histórias que nos cativam (Wall-E vai ficar, para sempre, no meu coração).

Registei-me, quase no final, só porque estava curiosa com o que seria necessário para o fazer. Descobri que a Khan Academy é uma plataforma de ensino confiável e que desenvolveu um esquema bastante engraçado de ensinar assuntos sérios de forma simples e apelativa… e têm uns badges que acrescentam qualquer coisa com piada (bónus) aos nossos esforços.

Quanto ao conteúdo do curso… Puseram-me a trabalhar nas minhas ideias. Através dos exercícios práticos, pude compilar umas ideias, desenvolver alguns aspectos de histórias em que estou a trabalhar e voltar a olhar de forma simplificada para aquilo que, por vezes, tanto complico: criar uma história.

Sim, sim, também sou exímia em complicar.

Encontram, também por lá, outros cursos da Pixar com outros assuntos mais técnicos, mas sempre relacionados com o universo da animação. Coisas como cameras virtuais, efeitos, padrões, animação, modelação de personagens, entre outros.

Assim, deixo-vos um Recurso do Escritor (em Inglês) que acredito que vos irá pôr as rodinhas cerebrais a funcionar e impulsionar-vos a criar e analisar as vossas histórias.

Por aqui, vou ficar à espera do segundo módulo do curso… que vai demorar uma eternidade a sair (finais de Março).

::::::::::::::::::::::::::

Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Um comentário em “Recursos do Escritor: A Pixar está a oferecer cursos de storytelling (Oh yeah!)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.