Recursos do Escritor: AdvancedFictionWriting.com

 

Como fazer um rascunho de um romance? É importante fazê-lo? Devo aprofundar conhecimentos sobre rascunhos? Qual o método que melhor se adequa a mim?

 

A resposta a quase todas estas perguntas é: Sim.

 

A última pergunta, “Qual o método que melhor se adequa a mim?”, esta é de escolha livre. E no meio de dezenas de métodos surge o ‘Método Bola de Neve’ ou ‘Snowflake Method’.

 

Desenvolvido por Randy Ingermanson, o Método Bola de Neve lista os passos que um autor deve seguir até ao derradeiro momento em que escreve a versão final do seu romance.

 

A metáfora da Bola de Neve aplica-se lindamente à tarefa de escrever um livro: começa como uma bola de pequenas dimensões que, ao rolar adquire mais massa e torna-se maior.

 

Assim deve ser o trabalho do escritor. Começa por agregar ideias, por planear, por delinear personagens, histórias, relacionamentos e pormenores. Começar por algo pequeno e expandir até que se tenha nas mãos o primeiro rascunho da obra.

 

Primeiro uma frase, depois um parágrafo, um sumário descritivo de personagens, a estrutura do romance, sinopse do enredo, desenvolvimento de cenas, descrição narrativa da história e, por fim, o primeiro rascunho do romance.

 

Fácil? Não, mas brutalmente necessário. (E se fosse fácil, que interesse teria?)

 

Espreitem o artigo de Randy, no seu site AdvancedFictionWriting.com

 

……………

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

 

Um comentário em “Recursos do Escritor: AdvancedFictionWriting.com”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.