Diário de Bordo: O (Espectacular) Balanço de 2011 e os Planos para 2012

Este é um artigo que se tornou mais extenso do que eu previa por isso, decidi dividi-lo em duas partes. Assim, aqui fica o ‘Balanço de 2011’…

Φ

Os fins proporcionam inícios. Aproxima-se o final de 2011 e com ele, aquela semana em que é aconselhável fazer o balanço do que passou e planear o que virá. Este é o momento da verdade!

2011 foi um ano muito animado, em várias frentes:

Como pessoa: Conheci algumas pessoas, as suas motivações e os seus trabalhos, que ajudaram a modificar a minha visão do mundo. Incentivei e fui incentivada. Recebi muito apoio e amizade. Contribuí para a felicidade de uma quantidade razoável de amigos e da família. Entendi algumas coisas básicas  e outras mais complicadas sobre, a vida, o trabalho, os amigos, a família e sobre mim mesma. Compreendi que não há trabalho demasiado complicado quando se ama o que se faz.

Como escritora: Enviei as primeiras histórias para algumas editoras. Publiquei um livro. Fiz o primeiro lançamento literário da minha vida. Dei o primeiro autógrafo oficial. Escrevi alguns artigos importantes. Planeei e executei 3 Desafios Literários distintos. Mantive um fluxo de escrita do qual me orgulho profundamente. Desenvolvi ideias para este blogue. Aprendi muito e em muitas áreas distintas.

Como autora: O meu projecto de estimação tem mais de um ano e ainda está em fase de preparação. Escrevi 120 páginas que não correspondem aos meus objectivos. Deitei-as fora. Continuei a pesquisar e, acima de tudo, reflecti e perguntei-me onde queria chegar, o que queria contar e a quem. Não obtive respostas absolutas mas estou a gostar deste novo início.

Como aprendiz de escritora: Desenvolvi o tema ‘Recursos do Escritor’ no blogue ‘Sara Farinha’. Condensando os vários artigos numa página de resumo, cada um deles é um recurso que considerei importante para aqueles que gostam de ler sobre o mundo da Escrita e da Publicação. Entre blogues, livros, artigos, seminários e cursos, esta página e os seus artigos propõem-se a ajudar escritores e curiosos sobre os meandros da produção literária. Este projecto serviu para sistematizar aquilo que li e aprendi sobre a arte de escrever. Em simultâneo, procurei ler sobre alguns temas ligados à construção de histórias e  acompanhei alguns blogues dedicados exclusivamente a este tema.

Como aprendiz de blogger: Iniciei um novo blogue dedicado exclusivamente à divulgação do meu primeiro livro publicado “Percepção, uma estranha realidade”. Em simultâneo aprendi algumas coisas sobre marketing, redes sociais, páginas de Facebook, Google+, WordPress, Autores do Goodreads e sobre a construção dos tão populares book trailers.

Como blogger: Escrevi alguns bons artigos, continuando aquilo a que me propusera em 2010, publicar periodicamente e com mais afinco e qualidade. Alguns dos artigos mais populares contêm informação sobre coisas tão distintas como Redes Sociais e poesia, como: “Exposição Pública e Redes Sociais, com grande poder vem grande responsabilidade”, “Coral de Sophia de Mello Breyner Andresen”, “Lançamento do livro “Percepção” ou “Recursos do Escritor: Regras para escrever bons diálogos”.

E alguns dos meus favoritos não chegaram sequer ao ranking dos mais vistos, como: “Sometimes we put up walls…”, “Diário de Bordo: Aprender com os erros”, “Como uma árvore de garrafas é um exemplo para todos os escritores”, “Arrasar o egoísmo dos Homens”, “Não nos podem ignorar. Um tributo a Steve Jobs” e “Ausência Consagrada”.

Este foi o meu Balanço do Ano de 2011 e acho que não me esqueci de nada… Em breve os meus objectivos e planos para 2012.

Espero que me acompanhes nesta viagem e que partilhes aqui as hiperligações para o teu Balanço do ano de 2011 e os Planos para 2012. Deixem os links nos comentários, em baixo 😉

Φ

Artigos Relacionados:

http://blog.sarafarinha.com/2011/12/17/diario-de-bordo-sobre-os-desafios-literarios-de-2011/

http://blog.sarafarinha.com/2011/12/26/literary-challenges-first-reading-challenge-for-2012-is-chosen/

http://blog.sarafarinha.com/2011/12/26/entrevista-no-bloco-de-devaneios/

Φ Φ Φ Φ Φ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.