NaNoWriMo 2012 – Como corre o planeamento?

Outubro é o mês do planeamento intensivo, de encaixar as peças nos devidos lugares, e preparar-se para a tarefa que se aproxima.

Há várias estratégias para enfrentar a fase de planeamento, definir o básico de uma história, os contornos mais ou menos definidos do enredo e das personagens, as cenas de maior tensão, os pormenores absolutamente necessários… Um planeamento bem estruturado ajuda a esclarecer aquilo que queremos, e o que não desejamos, na nossa história.

Dos vários métodos de planeamento existentes devemos escolher aquele que se adequa ao projecto em mãos e à inclinação pessoal. Aquele que nos permitirá enfrentar 30 de Novembro com um orgulhoso sorriso.

Um método que tenho explorado em artigos anteriores, para quem não dispensa uma colorida representação do plano, chama-se Mapa Mental (Mind Mapping).

“Mapa Mental (Mind Mapping) – Consiste em criar um diagrama que represente as diversas ideias que queremos incluir na história. Numa folha de papel (ou em software específico, ex: FreeMind) colocamos o conceito central da história e a partir daí expandimos anotando ideias, palavras, acções, em ordem hierárquica, usando cores e símbolos que nos permitam estruturar os elementos de uma história. É uma técnica valiosa para lidar com grandes quantidades de informação, privilegiando a associação organizada de ideias e a representação visual de conceitos importantes.” Excerto de 7 Técnicas de Escrita – Gerar, Organizar e Usar Ideias

Um exemplo de Mapa Mental para a estrutura da História:

O mapa mental pode ser muito útil no decorrer do desafio porque, por um lado, ilustrou e ajudou a definir a base da nossa história, por outro, pode ser consultado de forma rápida e fácil.

Para o meu texto (‘O Pária’), defini a estrutura essencial, apesar de continuar a pensar em acertos e alterações. Com um aspecto diferente do acima, optei por um gráfico mais detalhado, com a divisão de capítulos e cenas, e a localização dos momentos-chave. Mas ainda tenho muitos espaços em branco que sei que não serão preenchidos até Novembro (afinal, toneladas de incerteza também fazem parte do NaNoWriMo).

Neste momento, dedico-me à criação do universo de ‘O Pária’, enquanto permaneço atenta ao meu editor interior e procuro aproveitar as suas melhores sugestões.

Já definiram O quê, Onde, Como, Quem, Quando e Porquê? O que vos falta para completar o planeamento da história?

ΦΦ

Artigos Relacionados:

NaNoWriMo 2012 – Delinear a história

NaNoWriMo 2012 – Inspirar 2012 com uma visita a 2010

NaNoWriMo 2012 – Novidades na preparação do Desafio Literário

2 comentários em “NaNoWriMo 2012 – Como corre o planeamento?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.