Recursos do Escritor: Um Projecto do tamanho do Adamastor

projecto adamastorO atraso em divulgar o Projecto Adamastor tem sido uma grande falha da minha parte (e algo que o Brain Pickings ajudou a desbloquear). Um ‘Recurso’ em Português, sobre Literatura e Cultura Portuguesas, mantido por aqueles que acrescentam valor ao panorama literário nacional.

O Projecto Adamastor é um cantinho que nos proporciona o acesso gratuito a algumas obras literárias, que já se encontram em domínio público, no intuito de incentivar a leitura em formato digital.

Neste momento, encontram 18 obras convertidas para formato digital. Obras de autores como Fernando Pessoa, Eça de Queirós. Guerra Junqueiro, Florbela Espanca, Almeida Garrett, Bernardo Guimarães, H. Rider Haggard, entre outros. Todos os volumes estão em português, todos são de acesso livre, todos  convidam ao download, como podem ver aqui (e nisto, também tenho andado distraída, porque acho que só descarreguei um ou dois… ainda).

Para além desta óbvia benesse, podem aceder à página do blogue e ler os artigos disponíveis sobre diversos temas. Exposições, entrevistas, opiniões, curiosidades, colóquios, notícias variadas e, claro, livros, autores, literatura nacional e influências internacionais…

Com ênfase no “Clássico”, quero deixar um aviso: não pensem que se vão aborrecer ao seguir este cantinho virtual.

Um ‘Recurso’ digno de qualquer escritor/leitor Português, não só pelo acesso às obras em formato digital, mas também pelo vislumbre do que se passa em terras lusas no domínio da literatura clássica.

Porque precisamos ler o que foi feito, compreender porque surgiu, e dar o nosso melhor naquilo que se segue. E, sem qualquer aspiração a sequer orbitar no mesmo universo, acho que devemos a nossa homenagem e apreciação dos Clássicos. (“Os Maias” ficarão comigo para sempre… assim como algumas outras obras, como podem constatar aqui…).

Visitem o Projecto Adamastor e subscrevam. É um excelente ‘Recurso do Escritor’ e do Leitor…

ΦΦ

Artigos Relacionados:

Recursos do Escritor: Brain Pickings ou usem a mente

Opinião/Recursos do Escritor: ‘Writing Fiction for Dummies’

Recursos do Escritor: Wattpad para os compulsivos

ΦΦΦΦΦ

Gostaram deste artigo? Então subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Ou

Conectem-se comigo aqui:

sarafarinha.wix.com http://blog.sarafarinha.com sara.g.farinha@gmail.com@sara_farinha  goodreads_Sara Farinha  facebook  google+ sarafarinha  Pinterest youtubetumblr-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.