Recursos do Escritor: Tim Ferriss na TV. Medo, sonhos e aprender

“What’s the worst that could happen? – is all you need to learn to do anything.” Tim Ferriss in TED Talks

Tim Ferriss TED

Porque me pergunto, constantemente, como os outros encontram inspiração para as suas artes e como crescem, como pessoas, durante essa procura…

Há algum tempo, não sei precisar quanto, que sigo o blog deste senhor: Tim Ferriss.

Por ter um monte de praticabilidades à mistura, achei-o interessante o suficiente para estar de olho nele, mas não entrou bem naquela categoria de lírico-inspirador  que eu tanto gosto… como aconteceu com outras pessoas/blogs como Seth Godin, GapingVoid ou Brain Pickings

Mas, na minha constante busca pela descoberta de coisas novas e busca de processos artísticos que facilitem o meu próprio crescimento pessoal, deparei-me de novo com Tim Ferriss. Há umas semanas atrás, Ferriss surpreendeu-me tanto que, não perdi a oportunidade de assistir à sua última aventura educacional.

Convicta que, não há nada mais importante do que considerarmos os nossos processos de aprendizagem tal como eles são (mais sobre acabar o que se começa aqui…). E, que é esse conhecimento, de nós próprios, que nos permite persistir (mais sobre o que nos impele a continuar aqui…).

Muito tenho escrito, ou pelo menos, assim me parece, aqui no blog, e muito tenho partilhado de outros blogs da especialidade, sobre:

Nestes temas, Tim Ferriss apresenta uma premissa inovadora: como aprender algo novo em 5 dias. Vejam o trailer aqui…

The Tim Ferriss Experiment from Tim Ferriss on Vimeo.

 

“Ninety-nine percent of people believe they can’t do great things, so they aim for mediocrity.” Tim Ferriss

‘The Tim Ferriss Experiment’ é um programa de TV, de 13 episódios. E, sim. A princípio colocou-me algumas questões sobre o rácio custo-benefício de “perder o tempo”… mas a curiosidade levou a melhor. E, ainda bem que assim foi.

Nos dias seguintes a ter visto o anúncio televisivo, apanhei a transmissão de um episódio. Neste, Ferriss propôs-se a aprender Tagalo (idioma das Filipinas) em 5 dias. A prova final seria ser entrevistado por alguns minutos num canal de TV local (das Filipinas). Posso dizer-vos que é um episódio muito interessante em imaginação e execução.

Depois, vi-o aprender Parkour, Golfe e Dating (conhecer mulheres com potencial para interesse amoroso).

Em todos estes episódios, para além de ficar a saber mais sobre as diferentes actividades, técnicas e os métodos de investigação utilizados, descobri uma forma inteligente, na minha opinião, de saber mais sobre algo que nos interesse realmente.

Sim, podemos dizer que sendo um programa de TV tudo lhe foi facilitado… Mas, é a postura, a ciência, e a irreverência da premissa de Ferriss que são de notar. Não pelo programa em si, ou pelos conhecimentos que envolve, ou pela dificuldade em criar e protagonizar algo assim, mas pela demonstração de um método inteligente, real e praticável de aprendizagem.

Como Tim afirma na TED Talk:

“It’s often times what you do, not how you do it that is the determining factor.” Tim Ferriss in TED Talks

A exposição ao mundo real e às outras pessoas pode não ser (e na maioria das vezes não é) o ponto forte de um autor. Mas, este é o tipo de ideia que influencia o nosso modo de pensar e que nos incentiva a desenhar um plano para aprendermos aquilo que sempre desejámos saber e nunca tivemos coragem de perseguir.

Pensem nisso. O que fariam se não tivessem medo? O que aprenderiam de útil se tivessem oportunidade? O que estão dispostos a tentar para transformar a sede de conhecimento em prática?

Respondam nos comentários:

1. O que mais gostavam de saber fazer?

2. O que querem aprender, mas que vos parece irrealista?

3. O que envolve saber para concretizar o vosso sonho?

::::::::::::::::::::::::::

Artigos Relacionados:

Acabar o que se começa

O que nos impele a continuar

Escreve sobre o que sabes… sabe mais

::::::::::::::::::::::::::

Passem 2016 com os meus devaneios literários (e afins). Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Prosperar cópia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.