A Palavra para 2019

vida criativa

Ora, já passaram algumas semanas desde o exercício criativo de encontrar a minha Palavra Orientadora para 2019.

Podem ler tudo sobre este acontecimento anual aqui…

Este é o quinto ano em que escolho uma palavra orientadora para mim. E confesso, à imagem deste meu 2019, a escolha provou ser difícil.

Fiz o meu processo todo, devidamente orientada por Susannah Conway, a pessoa que me apresentou a este exercício criativo, mas estou com alguma dificuldade em me organizar com a palavra que escolhi.

Preciso que este seja um ano SIM (YES)… e, foi assim que surgiu a minha palavra. Mas, para saber dizer SIM aos desafios que me esperam, preciso aprender a dizer NÃO a tudo o que não é para mim. Parece controverso? E é. É tão controverso que nem sei bem como me orientar nos meandros da minha Palavra.

Também porque, SIM quer dizer tudo, e em simultâneo nada. Um CUIDAR é auto-explanatório. Um FLORESCER/PROSPERAR também. SIMPLICIDADE não teve muito que enganar, assim como um CRESCIMENTO CRIATIVO. E o SIM? O que repesenta para mim o SIM?

Sei o que tinha em mente e, também reconheço que, preciso de ajuda neste meu SIM.

Outra coisa que aprendi é que as nossas Palavras Anuais podem precisar de uma pequena ajudinha pelo caminho. Nestes caminhos menos imediatos, devemos escolher outras Palavras que suportem a nossa escolha.

Assim, SIM viu-se acompanhado de uma Palavra muito especial: CLAREZA/CLARITY.

Uma leitura que muito contribuíu para alguma Clareza foi ‘Big Magic’ de Elizabeth Gilbert, cuja opinião podem ler aqui…

Nestas primeiras semanas de 2019, CLAREZA tem sido imprescindível e tenho batalhado muito por ela. Mas a sua forma elusiva não me tem deixado confiante na escolha que fiz. E, sendo sincera, bem preciso de mais Clareza, porque isto com as cenas da vida, só me trouxeram incertezas ao invés de Clarezas… Totalmente o oposto daquilo que esperamos, não é?!

Neste momento acho que evoluí para outra Palavra de suporte. E, continuarei a usá-las a todas para concretizar o meu SIM, nesta grande miscelânea de coisas e de sentimentos.

Calculo que, também esta confusão faça parte dos meus SIM’s, como antevi na Mandala que acompanhou a escolha da minha Palavra para 2019:

Yes_Sim_Clarity

Como podem ver, CLARITY nem sequer aparece com grande destaque, mas foi a Palavra que fez mais sentido no início deste 2019, que já está a mostrar-se tão conturbado.

Neste momento, transitei para uma Palavra que está ali tão pertinho de CLARITY: WORTH/MÉRITO ou VALOR.

Sei que tem feito sentido na realidade dos meus dias. Continuo a trabalhar em busca de VALOR; para acrescentar Valor; para produzir algo de Valor para os outros e para mim.

Neste meu Mundo de 2019, em que a Palavra SIM faz um sentido ainda algo obscuro para mim e para o caminho a seguir daqui para a frente, CLARITY serve ainda um propósito, pois preciso de Clareza para saber dizer Sim apenas às coisas que merecem o Sim, mas WORTH vem suportar nesta minha busca pessoal.

Enfim… nunca ninguém disse que era fácil, certo? Apenas que valia a pena. Por isso, eu nunca disse que ter uma Palavra anual seria um exercício de facilidades ociosas. Significa, sim, definir o que queremos que de melhor aconteça. E, isso, leva tempo, empenho, reflexão e acção.

Venha de lá um 2019 cheio de YES/SIM com vontade.

E, vou actualizando à medida que os ventos mudem nesta viagem a bordo do meu barquinho pessoal.

E, por favor, deixem um comentário em baixo sobre a vossa Palavra para 2019 e qual o processo que usam para a escolher. Adorava saber como vos corre este início de 2019.

Podem ir acompanhando a minha Palavra aqui…

OBRIGADA A TODOS! E, CONTINUEM A COMENTAR; GOSTAR; PARTILHAR; E, SE PUDEREM CONTRIBUIR EM BAIXO, ERA ESPECTACULAR.

Espero os vossos comentários com alegria e antecipação.

 

[cryptothanks]

Um comentário em “A Palavra para 2019”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.