The 100 Day Project

the 100 day project

#The100DayProject

Já ouviram falar?

Cruzaram-se com ele nas redes sociais?

Experimentaram nos anos anteriores?

Este projecto criativo consiste em criar algo, todos os dias, durante 100 dias seguidos. E, do que falamos nós?

O #The100DayProject é um um projecto artístico, grátis e online, que ocorre todos os anos. A cada Primavera milhares de pessoas do mundo todo comprometem-se com 100 dias de exploração da sua criatividade.

Qualquer pessoa pode juntar-se a nós. Sim, este ano embarquei em mais uma viagem destas, depois de falhar redondamente, no ano passado, por ter a coisa muito mal planeada! Sugiro que não cometam o mesmo erro que eu, e procurem bem, entre os projectos dos outros para perceberem como pode funcionar.

A ideia é simples: Escolhe um projecto, trabalha nele todos os dias, durante 100 dias, e partilha o teu processo no Instagram com a hashtag #The100DayProject

Numa comunidade que é, de facto, cada vez mais global, temos aqui uma prática criativa que pode servir-nos de diversas formas.

Primeiro, podemos usar este tempo-espaço criativo para praticar uma determinada actividade. Seja pintar, desenhar, colar, tocar, cantar, escrever… o que for que precisem encaixar no vosso calendário. E, não se esqueçam de partilhar não apenas o resultado, mas o Processo, e a forma como ele se vai desenrolando com a prática.

Segundo, podemos usá-lo para aprender algo novo. Aproveitar os blocos de tempo, que podem ter a duração que estipularem, para aprender aquela técnica que desejam dominar. Fazer a formação que nunca parecem ter tempo para encaixar. Escrever aquele poema que nunca parece querer aparecer numa página. Ou, aprofundar as técnicas de escrita.

Terceiro, este projecto garante-vos que têm o combustível suficiente para fazer uma viagem deste tipo: curta, focada, produtiva. Não só porque dura, apenas, 100 dias, mas também porque as características do projecto e o tempo que dispendem nele só depende da vossa vontade.

E, não menos importante, a quarta vantagem: seguem a #The100DayProject e expandem a vossa mente com a quantidade de criatividade que existe por este mundo fora.

Apesar de tantas vantagens, há algumas circunstâncias que devem assegurar para garantirem o sucesso numa empreitada deste tipo:

  • Ser algo que vos interesse de facto

  • Garantirem um bloco de tempo diário para ela

  • Descomplicarem o processo

  • Descomplicarem a execução do produto final

 

Há soluções muito criativas por aí: pinturas em rolo de papel; pintura nos cartões do papel higiénico (ideia para os açambarcadores de papel higiénico da pandemia); arte em ovos; arte com folhas de chá; fotografia; bonecos em feltro; colagens de pássaros; doodles; bolachinhas decoradas; arte em papel e cartão; ponto cruz…

É só escolher quais as ideias fantásticas que vamos investigar este ano.

Pessoalmente, passei o último ano a coleccionar etiquetas de coisas, que fui comprando, para poder participar este ano com o meu projecto de pinta-decora-embeleza uma tag.

precious

Suponho que algumas virão a servir para os meus projectos de colagens, ou para acompanharem alguma prenda para alguém… ou, para qualquer outro fim que ainda não consigo ver.

ticket

Este ano o desafio começou a 7 de Abril e, claro!, que eu me esqueci dele. Tinha outras preocupações mais prementes, confesso. Mas, mais vale elegantemente atrasada do que não comparecer de todo. Assim, os dois primeiros dias foram passados a compensar o tempo perdido, como podem ver aqui…

Se ainda não me Seguem no Instagram, convido-vos a fazê-lo @saragfarinha

Deixo-vos aqui a página deste projecto…

Espero que aceitem este desafio e juntem-se a nós neste projecto. Vamos dar asas à Criatividade.

Tempo de isolamento social = Tempo de Criatividade

Obrigada pela atenção e até breve!

Um comentário em “The 100 Day Project”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.