A importância do Kit Básico de Saúde Mental

Manifestamente

Este artigo é um Recurso para qualquer pessoa. Depois de ver uma reportagem, num canal de notícias, sobre um Kit Básico de Saúde Mental, fui investigar… Chamam-se Manifestamente e encontram-os aqui…

Comecem pelo vídeo:

Ao longo da minha vida, experienciei muitas coisas em que me perguntei o que se poderia passar comigo, e como o resolver. Ou, o que se estaria a passar com outros, e como ajudar.

Tenho uns exemplos, bem pessoais, para partilhar. Mas não o quero fazer. Ao invés disso, deixo-vos algumas opiniões pessoais sobre aspectos do assunto:

  • A saúde deveria englobar a totalidade da saúde, não apenas a do corpo. Como não conseguimos ver isto, e aceitar com naturalidade que há vários tipos de doenças, físicas, mentais, e dentro de cada uma destas categorias, vários tipos de doenças de maior ou menor gravidade e duração, acabamos a alimentar preconceitos e perpetuar a dor.
  • Somos péssimos uns para os outros. O que faz sentido. Afinal, somos péssimos para nós próprios, porque não o seríamos para outros? E, nisto, volto ao tema das centenas de pessoas com quem convivi ao longo da vida, nas quais reconheço padrões. E, volto ao tema de, quando a minha vida se torna difícil, sentir que não sei lidar com a dor.
  • Parece que, afinal, há uma estrutura pública que apoia as pessoas que precisam de acompanhamento médico para todos os tipos de doenças. Não podia saber. Nunca recorri ao SNS para isso. Acreditava que não havia nada ali que pudesse ajudar. Mas há.
  • Temos feito algumas coisas para mudar a forma como a saúde mental é encarada na nossa sociedade, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Não só como sociedade mas individualmente.

Juntos pela saúde mental de todos

E, é cada vez mais importante que saibamos o que temos ao nosso dispor para podermos usufruir e pedir a ajuda que, por vezes, tanto necessitamos.

A pandemia trouxe o agravamento de toda a gama de problemas de saúde. E, é natural que aquilo que enfrentamos, a cada dia que passa, nos leve a precisar de falar com alguém.

Esta situação global faz-nos ponderar certas ideias:

  • É preciso mudar a perspectiva que temos sobre a vida.
  • É preciso reaprender a viver de outra forma.
  • É preciso enfrentar medos que sabíamos que tínhamos, e aqueles que se formaram com a nova realidade social.
  • É preciso recorrer às coisas que nos fazem manter a nossa saúde o mais estável possível.
  • É preciso ter calma e lidar com um dia de cada vez.

kit básico de saúde mental

Há recursos aos quais podemos recorrer. Podemos, e devemos, conhecê-los se não para nós próprios, para podermos ajudar aqueles que precisam de ajuda. E, que neste momento, podemos estar a falar daqueles que cuidamos e que vivem connosco.

Para que isto aconteça, e para que compreendamos o que se passa e o que podemos fazer sobre o assunto, aconselho o seguinte recurso: o Kit Básico de Saúde Mental.

Nele vão encontrar tudo o que precisam saber de “básico” sobre as doenças mentais, as ferramentas que temos ao nosso dispor e como lidar com este tipo de circunstâncias.

Aconselho. Um workshop muito divertido, útil e informativo.

Podem ver também, o Programa Nacional para a Saúde Mental, com mais informação e recursos. Saliento: a página sobre Covid 19 e Saúde Mental > Crianças e Jovens e o site lúdico-pedagógico coronakids.

E, se quiserem, depois digam-me o que acharam deste Kit Básico de Saúde Mental e partilhem como puderem. Agora, que enfrentamos a possibilidade de um novo confinamento geral, é ainda mais importante passar esta informação entre nós e os nossos.

Obrigada e Até Breve!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.