Kit de Sobrevivência para…

kit de sobrevivência

De vez em quando, tenho umas ideias (meio parvas, confesso) para presentear os que me rodeiam. Uma espécie de momentos ofertados, através de pequenas coisas.

Durante uns anos foram colagens de fotografias antigas, em grandes molduras. Ou vídeos de fotos, comentados com humor… ou, mais recente, as “fotografias” desenhadas pela minha filha, ou as primeiras letras escritas pela sua mão…. O Natal de 2020 viu alguns desses momentos.

16 rules to live with less

No espírito de uns meses de realidade conturbada (com a pandemia, as restrições, as saudades…), decidi criar o Kit de Sobrevivência para o Natal de 2020.

Em cada kit incluí algo de que gostassem, algo que pudesse confortar o estômago e a alma, algo que pudesse concretizar sonhos, algo engraçado, e algo com significado emocional. Algo a que pudessem recorrer quando o confinamento regressasse… o que aconteceu, logo no início de 2021.

Cada kit de emergência (para sobrevivência emocional) foi construído a pensar em cada um dos membros da minha família, mantendo os custos controlados, porque isto não está para grandes aventuras.

O que incluí em cada um deles?

sun, beach and margaritas
isto não…

 

Não, não incluí nenhuma viagem de avião para uma zona safe-covid. Fiquei-me por pacotinhos de chá, para os nervos, chocolates favoritos e raspadinhas…

O aspecto era mais assim…

kit de natal
Kit de Emergência @Natal 2020

 

Mas, e como não podia deixar de ser, esqueci-me de construir o meu. Teria juntado uns livros, umas músicas, umas trufas de chocolate… Lambrusco?!? (era melhor não) e a sequência vencedora do Euromilhões. Isso é que era!

No meu caso concreto, o kit que considerei adequado contém uma lista com um conjunto de ideias, possibilidades, objectos, estratégias, a usar naqueles momentos em que a vida me acena com a

última barra de chocolate…

…aquela que, sei que não posso provar, pois há sempre alguém que precisa mais dela do que eu.

Assim, mais do que usar um conjunto de objectos para me apaziguar, o meu kit serve para relembrar que posso recorrer a uma actividade, seja esta qual for, durante as emergências de 2021.

Ou, recorro a esta actividade aqui…

Mais do que confortar ou ser confortado, persiste a ideia de que existe uma espécie de caixinha que contém momentos que podem ser maravilhosos, dependendo do que fazemos deles.

Na verdade, acho que todos precisamos de um kit destes.

Entretenham a ideia: numa caixinha juntam, por exemplo, a lista de filmes a estrear em 2021, marcando os que querem mesmo ver; um livro que vos enche a alma só de olhar para ele; uma fotografia ou duas; uma caixa de chocolates favoritos (ou algo que adorem, e dure uns tempos numa caixa); umas músicas; uma flor/objecto ou uma vela; um pacote de chá delicioso; uma manta quentinha, e por aí fora…

bird-by-bird
‘Bird by Bird’ de Anne Lamott (um must-have no meu kit de sobrevivência)

 

Precisam de um momento para acudir a uma emergência pessoal? Recorrem ao conteúdo da caixinha. Escolhem um, dois, ou um conjunto de coisas, dependendo da gravidade da emergência.

A mim, soa-me bem.

Não sei o uso que a minha família deu à maioria dos ítens dos seus Kits de Emergência, nem pretendo saber… Sei que vou criar o meu kit pessoal para 2021.

Podem colocar uma máscara FFP2, na eventualidade de ser necessária…

Enviem-me as vossas ideias para os kits de emergência/sobrevivência emocional. Que coisas maravilhosas adicionaram à vossa caixinha?

***

DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS EM EPÍGRAFE, PARTILHEM NAS REDES SOCIAIS E AJUDEM ESTE BLOG A FUNCIONAR.
SUBSCREVAM O BLOG POR E-MAIL E RECEBAM, TODOS OS SÁBADOS, UM VISLUMBRE EXCLUSIVO SOBRE OS BASTIDORES.
HÁ UMA AVENTURA NOVA NO YOUTUBE, NO CANAL EXCLUSIVO DESTE BLOG, DE SEU NOME: VLOOK. SUBSCREVAM E ASSISTAM AO MEU PRIMEIRO VIDEO BOOK LOG = V(IDEO)+L(LOG)+(B)OOK. ASSISTAM, SUBSCREVAM O CANAL, PARTILHEM.

Obrigada e Até Breve!

2 comentários em “Kit de Sobrevivência para…”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.