Ser ou Não Ser? Focar é A Questão

Ser ou não ser

Andava aqui nas minhas pesquisas livres e recebi um e-mail com umas sugestões de livros. Até aqui, nada de estranho!

Sugestões de livros, recebo-as de todos os lados e ADORO!

so many books, so little time

 

Outro pormenor que me fez perseguir este livro foi o nome Daniel Goleman. Neste ponto, não vos sei dizer onde o ouvi, mas sei que o reconheci.

Focus
“Focus” de Daniel Goleman apanhou a minha atenção…

 

Mas, nesta altura não importava e, após um valente susto com o preço dos livros deste autor… (confesso que, nesta fase, qualquer preço me assusta!)

scared face

 

e, dado os temas que ele aborda no seu trabalho como, inteligência emocional, foco e atenção plena, em contexto social e empresarial, segui para o meu motor de busca favorito e comecei a procurar.

Descobri este vídeo aqui…

 

Descobri que, sim, já tinha ouvido falar em Daniel Goleman.

Descobri que, muitos dos temas abordados por este psicólogo/autor/professor, são temas que me interessam e que se relacionam com muito do que procuro saber.

Descobri que, no âmbito da nossa realidade presente…

life storms
Medo?! Quem?

(em que lutamos, diariamente, contra os usurpadores da nossa atenção; lutamos contra as distracções digitais e o amontoado de estratégias disruptivas que nos afastam das actividades que desejamos fazer; e, lutamos com a confusão emocional em que o panorama das nossas vidas nos coloca)

…é necessário compreender melhor como estas teorias funcionam, para que as possamos utilizar naquilo que fazemos… e, para nos disciplinarmos a fazer melhor.

Este vídeo é uma espécie de resumo da sua obra. E, vejam o Q&A, porque contém partes muito interessantes desta racionalização (não é o que acontece sempre?!)

Retirei coisas importantes. Não apenas para compreender as situações onde me enfiei, ao longo da vida, como para compreender melhor a necessidade de auto-controle, a concentração como uma extensão da inteligência emocional, e o funcionamento fisiológico, englobando gatilhos e treino constante.

Harriet Martineau
Prepare for tomorrow…

 

Compreender, aprender, e esforçar-me para reter e aplicar estes conceitos, que englobam assuntos com os quais me digladio há tanto tempo, como a meditação, a atenção indivisa, o controlo do stress e ansiedade… e, como tudo isto tem impacto na prática da minha escrita.

Deixo-vos este vídeo como sugestão…

***

DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS EM EPÍGRAFE, PARTILHEM NAS REDES SOCIAIS E AJUDEM ESTE BLOG A FUNCIONAR.
SUBSCREVAM O BLOG POR E-MAIL E RECEBAM, TODOS OS SÁBADOS, UM VISLUMBRE EXCLUSIVO SOBRE OS BASTIDORES.
HÁ UMA AVENTURA NOVA NO YOUTUBE, NO CANAL EXCLUSIVO DESTE BLOG, DE SEU NOME: VLOOK. SUBSCREVAM E ASSISTAM AO MEU PRIMEIRO VIDEO BOOK LOG = V(IDEO)+L(LOG)+(B)OOK. ASSISTAM, SUBSCREVAM O CANAL, PARTILHEM.

Obrigada e Até Breve!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.