O poder do acesso a livros infantis

dia da biblioteca escolar

Hoje, em Portugal, celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar. Outubro sendo considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Celebrar, e facilitar, o acesso a Livros é (sempre) algo importante.

Assim,

  • Relembro a importância das Bibliotecas Escolares quando não existia Internet.
  • Sublinho a necessidade de Bibliotecas Escolares porque existe Internet…
  • Relembro inúmeras visitas a Bibliotecas Municipais, parte de um redireccionamento feito pela escola, no sentido de conhecermos e utilizarmos os recursos das Bibliotecas públicas (mesmo se de uso intrincado).
  • Relembro a importância de escolhermos as nossas fontes no acesso ao conhecimento que necessitamos.

O Projecto Biblioteca

Neste momento, e há já algumas semanas, temos o privilégio de participar numa iniciativa escolar, crédito (e agradecimento) atribuído à educadora de infância da minha miúda, denominada ‘Projecto Biblioteca’.

Mesmo sendo a mãe que começou a biblioteca dela antes dela nascer, só porque adoro livros e quero que ela os incorpore na sua vida de uma forma saudável, sinto que toda a ajuda neste tema é pouca.

Todas as noites lemos uma história e, não(!), não sou grande interpretadora de histórias, com muito teatro e diversão à mistura, pelo que, também nisto, agradeço todas as leituras mais inspiradas do que as minhas. Mas, todas as noites leio uma história para ela e, temos esse momento, que é nosso.

O Projecto Biblioteca veio trazer diversidade às nossas leituras e uma forma de adicionar outros livros à biblioteca infantil cá de casa.

biblioteca escolar

A Importância da Biblioteca Escolar

O acesso é, neste tema, o conceito operacional da coisa. Numa biblioteca escolar possibilitamos o acesso aos livros que as crianças não têm em casa.

Num Projecto Biblioteca possibilitamos o acesso, no nosso caso em particular, a 24 novos livros infantis.

O acesso aos livros de uma biblioteca é importante, não apenas pelo acesso que possibilitamos às crianças que sabem ler, mas daquelas que ainda não sabem ler e, também, o acesso aos adultos que lêem para elas.

E, o que se aprende com livros considerados literatura infantil é inspirador! Quero deixar um agradecimento sincero à simplificação de coisas que são complexas na sua essência.

Explicar sentimentos a uma criança é tarefa difícil (… compreender sentimentos de adultos é difícil!). Os livros ajudam.

E, não quero contemplar as dificuldades de constatar acontecimentos como a morte, os porquês da morte, e o que acontece à nossa casa se já cá não estamos devido a, por exemplo, a erupção de um vulcão… As respostas aos Porquês também se encontram nos livros.

Ocorre-me um momento neste vídeo em que a criança abre o livro, que fora buscar à biblioteca a pedido, e depara-se com a seguinte frase:

“This is one moment, but know that another shall pierce you with a sudden painful joy.” T.S. Elliot in “Murder in the Cathedral”

Celebrar o Dia da Biblioteca Escolar

Celebrando, ou apenas procurando honrar o Dia da Biblioteca Escolar, ou o Dia do Acesso a Livros, e ao Conhecimento que eles transportam em si, relembro a data e procuro aliciar-vos a tirar um momento para apreciarem um livro infantil.

Com crianças, ou sem elas, tirem uns minutos e contemplem uma leitura infantil… ou, não tão infantil assim.

Sugiro:

The Little Prince
ISBN 9722328298

O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry

23126723
ISBN 9726890209

O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen

17667116
ISBN 9722415840

O Cuquedo” de Clara Cunha

10421960. sx318
ISBN 9899556548

O Incrível Rapaz que Comia Livros” de Oliver Jeffers

2568513
ISBN 0141321075

Alice no País das Maravilhas” de Jim Carroll

e, tantos outros…

Deixo-vos o caminho para o website da Rede de Bibliotecas Escolares, onde nos falam sobre o tema do MIBE 2021: “Contos de Fadas e Contos Tradicionais de Todo o Mundo”.

Escrevem, ou contemplaram escrever, histórias infantis? Um género literário que explodiu nos últimos anos.

Obrigada e Até Breve!

Sigam o Vlook, o canal YouTube deste blog, só sobre livros…

Não se esqueçam de subscrever o blog por e-mail e recebem, todos os Sábados, um vislumbre exclusivo sobre os bastidores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.