Sugestões para a Pausa de Domingo

pausa de domingo

Aviso: Este artigo é um ‘Olá’ ao vosso Domingo pleno… com algumas considerações e sugestões para um dia criativo.

A pausa de Domingo… alguém tem uma pausa ao Domingo? No vosso Domingo, seja este hoje, ou num outro dia de folga semanal, fazem uma pausa daquilo que têm de fazer?

Quando passamos a semana a cumprir, sejam horários, tarefas ou obrigações, chega ao momento de pausa e, muitas vezes, nem sabemos o que fazer. Este nosso horário semanal não tem assim tanta tradição histórica (encontram algo sobre isto aqui…), pelo que ligar durante a semana e desligar ao fim-de-semana, por vezes, é contra-intuitivo.

Este é um momento que se impõe que seja de pausa. Ao Domingo, ou no seu equivalente dia da semana, é quando devemos parar, respirar fundo, e encontrar a altura exacta para pôr em prática aquela actividade que tanto gostamos de fazer e que, muitas vezes, não temos como praticar durante o resto da semana.

praia
Um momento de pausa aqui… era uma maravilha.

É fácil? Não. Aliás, nem sempre é possível e, no meu caso, enquanto a miúda está a crescer, e precisa de muita supervisão, pode ser mesmo o bloco de tempo mais difícil de conseguir.

E, no entanto, em cada Domingo tento relembrar o que gosto de fazer, e dedicar-me a isso, por um bocadinho… mesmo que seja só um bocadinho.

Para mim, a pausa de Domingo significa preparar os dias que se seguem, estar com a família, cuidar de nós, e encaixar pelo menos uma actividade só minha como ler, escrever ou ver um filme. Uma actividade minha, que encha o poço criativo, num equivalente retorcido do Encontro de Artista.

Mas, continua a ser uma pausa. Quando é possível, eu e ela, tentamos uma ou outra actividade mais criativa, como pintar ou construir alguma coisa.

Ao Domingo, ou no dia que considerem a vossa pausa, o que sabe mesmo bem é não ter horários ou restrições.

Escolher usar o pijama o dia todo, enroscar numa manta com um bom livro, ou ir até ao sítio onde o sol brilha, e deixar-nos lá ficar… ou brincar com ela. Envolvê-la em diferentes actividades, brincar ao que ela quiser, ou apenas estar ao lado dela… dar colo enquanto ela me cabe (mais ou menos) no colo.

Mas, para mim, o que tem importância neste dia é esquecer o dia.

Poder alterar os ritmos, o que significa sentir-nos menos preocupados com horários e obrigações… e, mesmo com uma criança pequena, é arranjar uma forma de fazer esta sensação existir.

Só quando largamos o controle apertado em que nos colocamos todos os dias, e agradecemos um momento dedicado a criar qualquer coisa, mesmo que seja uma brincadeira de crianças, é que podemos agradecer o tempo que nos é dado cá… fazendo aquilo que passámos a semana toda a desejar ter tempo para fazer.

Que seja uns rabiscos num papel, um vídeo das flores no jardim, umas palavras num blogue, umas manchas de cor numa tela, um postal de cartão, cantar, tocar um instrumento ou dançar… o que vos souber melhor.

Não sabem por onde começar? Sei tão bem o que isto é! Quando temos dificuldades em começar qualquer coisa é arranjar uma forma fácil, e despreocupada, de fazer o que gostamos sem pensar muito sobre o assunto.

estante
Também gosto de reorganizar os meus livros…

Pega num caderno e numa caneta e responde a uma pergunta. Procura uma imagem e tenta copiar o que mais gostas. Lê um artigo numa revista, num website, no jornal, e escolhe uma ideia para colocar em prática. Tira uma fotografia, reproduz algo do YouTube, faz uma colagens, grava um poema em áudio…

Qualquer coisa que construamos por prazer, voltará mais tarde como um incentivo de várias formas… e, ajuda-nos a descansar e sair da rotina dos dias.

Deixo-vos umas sugestões, a maioria no YouTube:

Ou, plantar umas suculentas nuns vasos, ouvir uma música bonita, fazer uns minutos de yoga… ou uma sessão de cantorias (só ou acompanhada).

Façam o que gostam e Boa Pausa de Domingo.

***

Querem ajudar este blog a continuar? Comentem, aqui em baixo, Gostem e Partilhem nas vossas redes sociais.

Obrigada e Até Breve!

Sigam o Vlook, o canal YouTube deste blog, só sobre livros…

Não se esqueçam de subscrever o blog por e-mail e recebem, todos os Sábados, um vislumbre exclusivo sobre os bastidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.