
Olá! Sê bem-vindo à festa de aniversário deste espaço virtual. Vamos ter bolo… virtual, e um presente.
É verdade! O blog faz 19 anos. E, é agora, uma jovem adulta.
O primeiro artigo publicado, no dia 13 de Fevereiro de 2007, foi o início deste espaço online. A partilha do poema ‘Nevoeiro’, de Fernando Pessoa, marcou o nascimento do blog.sarafarinha.com e, ainda hoje, penso que é uma espécie de tema obscuro na génese deste sítio.
Porque tem sido uma viagem cheia de nevoeiros, e de instrumentos de navegação, como os ‘Diários de Bordo’ que tenho escrito atestam.

Os primeiros artigos deste blog foram dedicados à poesia, tiveram algumas citações e curtas menções criativas. E, à medida que a minha confiança foi aumentando, comecei a escrever pequenos textos sobre o tema que mais me cativava (e cativa): como ser criativo.
Os temas do blog gravitam sempre em torno de livros, escrita e referências várias, na arte da construção criativa.
A ideia tem sido proporcionar algum sentido inspiracional para aqueles que, como eu, olham para a vida como um processo contínuo de criação. Não é apenas procurar alcançar os sonhos, mas viver nesse caminho, ou viver o caminho. E, este blog tem sido uma parte muito importante no registo de partes dessa viagem.
Cada projecto que é concretizado tem lugar neste sítio. As referências, que vão entrando nos meus processos criativos, ocupam uma posição neste blog. Ideias e inspirações, encontram o seu espaço, nos artigos publicados.
Predominam a Escrita, a Criatividade e a Vida de Escritor (ou de Construtor Criativo):

Não posso afirmar que este blog tem um calendário de publicação exemplar.
Aliás, no primeiro artigo de 2026, admiti que estive a fazer uma pausa na manutenção deste espaço virtual. Podem ler tudo no artigo ‘Fim do tempo dos artistas irresponsáveis e o regresso ao passado para ajudar no presente‘.
Neste mesmo artigo, partilho convosco os motivos porque escolho manter este sítio. O quanto este pretende ser uma resposta activa ao que surge como elemento interessante, positivo ou negativo, neste caminho.
Nele escrevi:
Tem sido sempre este o rumo neste blog (e o meu): registar os temas que são relevantes aos actos de criação artística, enquanto decorre este processo de pensar em como estruturar aquilo que escrevo, e as mensagens que acredito serem importantes.
Mantenho.
Ao navegar neste nevoeiro, inspirada por aqueles que, não se interessam pelo sucesso, mas pela execução do trabalho, e persistindo, tanto quanto me for possível, perante todas as condicionantes que afectam o dia-a-dia, continuo a manter este blog.
Agora, o presente…
Podem ler o Conto ‘Tudo vai no Outono’ a custo zero, aqui… este é o link no Smashwords, mas ele está (ou estará) disponível para leitura, noutras plataformas de leitura (Apple, Barnes & Noble, Fable, Kobo, Thalia, Vivlio).
Escrevi este conto há uns anos atrás. O mote foi dado num concurso, de uma editora emergente, e cativou-me de imediato. Queriam fazer uma homenagem a Fernando Pessoa e requeriam textos alusivos ao tema. Concorri com este conto e fui um dos 13 autores seleccionados para publicação.
Escrevi sobre isto no artigo Um conto na Antologia ‘Ficções e Pessoa’.
Infelizmente, a editora deparou-se com alguns problemas e, após sucessivos adiamentos na publicação, encerrou a sua actividade sem proceder à publicação da obra de homenagem e deste meu texto.
Enfiei-o na gaveta.
Mas, de tempos a tempos, regresso a ele. Não sei bem porquê, mas sei que o faço. Agora, e por ocasião da celebração dos 19 anos deste blog, quis partilhá-lo convosco. Espero que gostem.
Obrigada pela atenção e peço que deixes as tuas ideias e sugestões, nos comentários a este artigo. E, agradeço-te por isso. Também, todos os comentários são analisados antes de serem públicos e tendo a responder ao fim de uns dias.
Agora, deixa-nos um “Olá” e/ou uma opinião construtiva.
Desejo-te uma semana criativa.
Obrigada e Até Breve!

