Confesso que demorei alguns meses a ler este livro (o que por si só é indicativo de algo). Um romance passado em várias épocas distintas: presente, antes e durante a 2ª Grande Guerra e ainda nos meados do ano 925 d.C.
A pesquisa efectuada para este livro é inegável e valeu-lhe alguns pontos na minha consideração (e impediu-me de desistir a meio). Os personagens, apesar de cativantes, perdem-se no meio de tantas histórias paralelas e de tanta informação irrelevante.
O ritmo da história fica seriamente comprometido quando a autora decide incluir os Apontamentos da Primeira Expedição Angelológica. OK, é importante saber algumas daquelas coisas e compreender o contexto de outras, abordadas noutras partes da história. Mas torna-se extremamente aborrecido ser obrigada a dar atenção a factos e ficções que posteriormente não contribuem em nada para o desenrolar da história.
Gostei do final. Fui surpreendida pelo volte-face dos acontecimentos que deixam antever um segundo livro. E aí terei de considerar se aguento uma sequela desta envergadura.
É um belo trabalho descritivo. A beleza que as palavras nos transmitem, descreva seres ignóbeis ou paisagens, igrejas ou livros, é inegável. E isso valeu a Angelologia mais uns dias da minha atenção.
Pouco consistentes pareceram-me os estudos da Angelologia, maioritariamente baseados em conceitos cristãos, assim como a influência dos Nefilins nos eventos mundialmente catastróficos. Como se tudo o que pudesse ser estudado sobre Anjos viesse quase exclusivamente dos mitos cristãos, e os que não vinham daí não eram desenvolvidos mas mencionados.
Outra questão é a envolvência da história. Muitos autores falam de mundos paralelos, que coexistem com a realidade diária, e na maioria dos casos a nossa imaginação consegue abarcar esse conceito de “escondido apesar de estar à vista de todos”. Também aí Danielle Trussoni foi descuidada. A forma como apresentou a movimentação dos personagens, que no caso dos Nefilins dificilmente passariam despercebidos na rua, mostra algumas falhas para aqueles que gostam de acreditar no que lêem.
E como atribuir estrelas tem muito que se lhe diga, vou compartimentar:
4* em pesquisa
4* na beleza da escrita
3* em novidades
2* no desenvolvimento da história
3* nas personagens
………………….
Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]
Devo ter demorado uns 4 ~ 5 meses pra ler esse livro hehe. Minhas partes preferidas foram o flashback para os acontecimentos durante a 2ª guerra mundial e a 2ª invasão dos Nefilins ao convento. Não sei dizer bem o que é mas o livro deixou algo a desejar. Espero que realmente tenha uma continuação =D
Gostei da sua breve análise.