Cinco estrelas. Um autêntico e útil manual de escrita ficcional que nos ensina, passo a passo, a desmistificar alguns dos paradigmas da boa ficção. Um livro a ter à mão quando pensamos em escrever, quando analisamos a nossa produção literária, ou quando nos predispomos a rever de forma séria o que escrevemos.
Parte de uma colecção que se predispõe a ajudar o leitor a compreender de forma fácil, mas aprofundada, diversos temas, este exemplar não foge a esse princípio. Com a tónica no ‘for dummies’ cuja tradução transformou em ‘para tótós’, é um livro que deve fazer parte dos manuais de escrita de qualquer escritor principiante de ficção.
Sobre a preparação para escrever; escrever boa ficção; editar e polimento de histórias; a publicação; identificar audiências; gestão de tempo; criação de personagens e do mundo da história; a estrutura dos três actos; criação de enredos e sub-enredos, sinopses e cenas; a acção e os diálogos; identificação e explanação de temas; estrutura e conteúdo das histórias; revisão pormenorizada; e especificidades do mercado literário e de marketing.
Qualquer um destes temas representa um desafio para aqueles que encaram com seriedade a complexa tarefa de produzir ficção. Todos eles são abordados neste livro de forma clara, concisa e profunda, pelo que este é exemplo dum excelente ‘Recurso do Escritor’.
Ao longo do livro torna-se claro que o mote é (o deles e o nosso):
“Proporcionar ao leitor uma poderosa experiência emocional.”
Na minha opinião, Randy Ingermanson e Peter Economy, os autores também o conseguem fazer neste livro não ficcional.
Iniciando com algumas respostas às questões básicas: Porque escrevemos? O que nos impede de concretizar este objectivo? Como nos preparamos para esta tarefa? Porque devemos dominar as técnicas de escrita?
Avançando para os meandros da criação de ficção que compele o leitor, focando os conceitos básicos da criação de uma história, dos pilares que vão suster a produção de boa ficção, dos desastres e significâncias, da estrutura convencional aos pormenores que dão vida à obra.
Entrando na análise pormenorizada de tudo aquilo que constrói uma história e dos testes a fazer ao revermos o que escrevemos, do distanciamento do autor da sua obra e o conflito indissociável entre a história (personagens, valores, comportamentos…) e o escritor.
Terminando com algumas explicações sobre o papel dos editores, revisores, agentes literários, publicação tradicional e auto-publicação; E revendo alguns passos para uma análise mais aprofundada da nossa história.
Após terminar ‘Writing Fiction for Dummies’ (que demorou mais de um ano em leitura, análise detalhada e apontamentos) tenho a certeza que passei por uma enorme experiência emocional. Uma experiência positiva que, se por um lado, apontou os meus erros técnicos a vários níveis, por outro, ajudou-me a perceber a substância necessária à produção de uma boa obra literária.
Agora, resta aplicar o que aprendi (e voltar a aplicar) na esperança que, um dia, a parte técnica se conjugue com a imaginativa e possa, por fim, provocar a minha própria poderosa experiência emocional no leitor.
‘Writing Fiction for Dummies, um manual a ler, reler e aplicar. Para que possamos passar de curiosos (ou amadores) a qualquer coisa mais próxima de profissionais da escrita… Escritores, com letra maiúscula.
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3 comentários em “Opinião/Recursos do Escritor: ‘Writing Fiction for Dummies’”