As vantagens de criar um canal YouTube

youtube

Escrever ou criar, sob qualquer forma, uma obra de arte exige que passemos bastante tempo sozinhos. Dedicados em exclusivo ao trabalho que a construção da obra requer.

E, por mais que desejemos poder viver em introversão, afastados de tudo aquilo que provoca demasiados sentimentos contraditórios, como interesses económicos, pressão, jogos de poder… a verdade é que criamos uma obra para os outros.

Escondermo-nos, enquanto fazemos o nosso trabalho criativo não o leva às pessoas. E, deixarmos a vida pública para outros, quando temos obra que desejamos partilhar, é uma forma de egoísmo.

Há uns anos largos, começámos por ver as vantagens dos blogues, das nossas páginas pessoais, das redes sociais. Expor-nos, e ao nosso trabalho, aos outros começou a ser possível de formas que não existiam.

Depois, os meios evoluíram e, é agora possível ensinar outros a usar as nossas técnicas, a conhecerem o nosso estúdio, as nossas ideias ou o nosso cantinho na vida.

O vídeo, como forma fácil de consumo, veio alastrar-se aos criadores mais comuns. As televisões e as grandes empresas deixaram de ter o monopólio do que é criado e difundido sob esta forma. E, mais uma vez, muitos há que têm sabido trabalhar no sentido de colocar esse meio a beneficiar as suas artes e obras.

As vantagens de criar um canal YouTube, as oportunidades que se manifestam, e os interesses que podemos concretizar, apresentam-se num lista extensa.

Aparecer é o Caminho

Posso começar por clamar a necessidade de aparecer num meio que cativa milhões de pessoas por esse mundo fora.

Afinal, quantas horas por dia passamos atentos a uma qualquer forma de comunicação visual? Muitas horas cativos de informação em formato vídeo (longo, curto ou micro) . E, se nos vêem, têm escolhas fora do mainstream.

A nossa imagem, a nossa marca, o nosso produto, tudo o que fazemos pode ser transposto para este meio de comunicação. E, é necessário que as pessoas nos vejam, e conheçam aquilo que fazemos, para poderem optar por, em jeito de exemplo, escolher ler algo que eu escrevo.

Oportunidades abundam

Posso apontar as oportunidades de patrocínios que abundam por lá, para os canais verdadeiramente bem sucedidos.

Nem todo o conteúdo irá entrar no algoritmo e ser bem sucedido. Aliás, há uma série de condições que posicionam algo para o sucesso mais imediato. O que significa que, podemos andar por lá, a inventar conteúdos e, mesmo assim, nunca ter a oportunidade de ver o nosso canal crescer.

Estimula a Responsabilidade

Posso dizer-vos que é um óptimo estimulante para a nossa responsabilidade pessoal. Afinal, quantos canais exigem uma tão regular criação de conteúdos?

Para aparecer, de forma continuada, com conteúdos interessantes, e que suscitem interesse nos outros, é preciso investirmos o nosso tempo, e meios, para que se concretize.

O algoritmo não costuma gostar de aparece hoje e desaparece por um mês. E, faz sentido. Ninguém gosta.

Alimenta a Criatividade

Posso indicar-vos aquela pequena tela em tamanho e gigante em significado, capaz de encaixar qualquer que seja o trabalho criativo que tenhamos. Afinal, quanto aprendemos através de vídeos? Muito.

Deixar-nos a pensar como podemos comunicar de uma forma melhor, mais bonita, mais dramática, ou mais simples, são consequências de quando se começa a conceber o que é necessário para criar um vídeo.

O mundo na ponta dos nossos dedos

Acedemos a um mundo mais vasto através desta ferramenta de comunicação. Afinal, somos livres de procurar, e ver, aquilo que é feito nos quatro cantos do mundo.

Mesmo que tenhamos dificuldades em contornar o algoritmo, temos acesso. Somos livres para procurar. E, fazemos o que queremos com a informação nova que descobrimos.

Mais…

Mas, para mim, significa mais. Significa aprender a criar conteúdos num meio de expressão diferente dos meus habituais.

Significa abraçar a tarefa desconfortável de procurar compreender coisas, tão esquisitas para mim, como qualidade de filmagem, luz, temas, edição de imagem…

Significa encaixar uma actividade de uma forma transversal, e constante, nos meus dias. Um vídeo não se constrói num dia. Tem várias partes, conceitos, necessidades que envolvem planeamento, execução cuidada e um extenso trabalho de composição anterior (planeamento) e  posterior (edição).

Significa contemplar o que desejo colocar no mundo, e como posso aparecer da melhor forma que me for possível, para o concretizar.

Significa aceitar que aquelas coisas que, até aqui, me manietavam… aspectos tão idiotas como a sonoridade da minha voz, ou o meu aspecto visual… deixem de ter poder sobre a minha arte. Afinal, o que é de facto importante é o objectivo que desejo alcançar.

Significa não deixar que aquela minha faceta mais introvertida tome conta da minha vida.

Significa praticar o meu Inglês falado… com pregos e tudo! Aceitar a nossa natureza feita de falhas é uma tarefa difícil e, no entanto, devemos aparecer para o trabalho que essa necessidade exige.

Significa poder falar sobre aqueles temas que, de facto, me animam… como leituras, e escrever, e desafios, e outras actividades criativas que enchem os meus dias.

Tem sido um processo transformativo… e longo. Porque não foi num impulso que me dediquei a este meio de criação de conteúdos. Não. Foi tudo muito, excessivamente, pensado. E, elaborado bem devagar… como é o meu costume.

Comecei com vídeos de curtos minutos. Avancei sem me mostrar, só com imagem e música. Neste momento, exploro outras formas de comunicar.

Insiro aqui o último vídeo do meu canal:

Se ainda não o fizeram, sugiro que subscrevam o meu Canal @VLooksarafarinha e me deixem as vossas ideias sobre o assunto. E, deixem o caminho para os vossos canais de YouTube, se for o caso. Adorava conhecer!

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.