Olá! Bem-vindos de volta ao Baú das Curiosidades.
Hoje, descubro convosco algo sobre Ursula K.Le Guin… algo, ou vários algos.
Nascida em 1929, viveu até 2018. Escreveu mais de 20 romances e mais de 100 contos, poesia, não-ficção, literatura infantil, ensaios, crítica literária e traduções. Os seus romances mais conhecidos são nos géneros de ficção especulativa, fantasia e ficção científica.
Escreveu e publicou durante 60 anos e o seu trabalho influenciou a ficção especulativa.
Recebeu o prémio Hugo 8 vezes, e o Nébula (a primeira mulher a fazê-lo) 6 vezes, e 22 prémios Locus. Foi a segunda mulher a ser agraciada com o título de Grand Master da Science Fiction and Fantasy Writers of America. A Biblioteca do Congresso dos EUA nomeou-a uma Lenda Viva em 2000. Em 2014, recebeu a Medalha por Contribuições Distintas às Letras Americanas da National Book Foundation.
Começou a escrever um blog em 2010, tinha 81 anos na altura. Fê-lo inspirada de forma parcial nos Outros Cadernos de Saramago.
E, nesta forte convicção de que aquilo que está fechado deve ser aberto, tal como o seu gato Pard, Le Guin abriu os caminhos da ficção especulativa durante mais de meio século.
Forte activista política, cuja educação pessoal fomentou de uma forma exemplar, recusou prémios e associações por discordar das suas associações que considerava incorrectas.
Precisamos de escritores que vejam uma realidade maior. Que sejam capazes de entender para além do que a realidade apresenta, com novas ligações, extrapolando para o maior e para melhor, e mostrando o pior como forma de direcção para o que deveríamos almejar.
Uma citação que me encheu as medidas foi…
Aconselho também a leitura do poema ‘When the Soviet Union Was Disintegrating’ by Ursula K. Le Guin, que encontram como última entrada no seu blog.
Deixo-vos um excerto deste poema…
E, a última curiosidade neste artigo é a série de audios chamada Crafting with Ursula no blog Tin House, que convida os autores a explorarem a escrita de Ursula, e a relação com os seus próprios escritos.
Este podcast é uma referência aconselhada no website da autora, e deixa-nos uma perspectiva sobre o impacto da escrita de Le Guin noutros escritores.
Não é por acaso que certos escritores se tornam marcantes no panorama mundial. Colocaram os seus esforços e estudos em perseguir uma actividade que se faz de conhecimento e educação.
O mínimo que posso desejar é seguir o meu caminho ao aprender com eles.
Obrigada e Até Breve!
***
Referências:
- Blog Ursula K. Le Guin
- Website Ursula K. Le Guin
- Artigo Homenagem a Ursula K. Le Guin
- Artigo Opinião: ‘Very Far Away From Anywhere Else’ de Ursula K. Le Guin
- About Ursula K. Le Guin
- Outros Cadernos de Saramago
- Crafting with Ursula
- Artigo Self-taught work and making our way through this life
Adorei ler e conhecer esta escritora! Gosto muito de ficção científica e da literatura como reflexão sobre o sentido humano da nossa existência.
Obrigada !
Olá, Helena. Concordo com o seu bom gosto 🙂 A literatura serve, de facto, a reflexão sobre o sentido da nossa existência.
Obrigada pelo comentário e Até Breve!