Olá! Sê bem-vindo aos [Recursos do Escritor]… nesta [Pausa de Domingo].
Porque a leitura, e a investigação, fazem parte desta nossa vida de construtores de histórias, hoje trago-vos dois recursos online para ambas as circunstâncias: leitura e investigação.
São eles a Biblioteca Nacional Digital e a Internet Archive.
Biblioteca Nacional Digital
Começo pelo nacional… a Biblioteca Nacional Portuguesa tem um acervo digital. E, o avanço nesta representação online é: neste momento podemos aceder a algumas obras, aquelas que estão em domínio público, através do nosso computador.
Curiosamente, não temos um sítio onde nos registarmos, ou um qualquer login de acesso. Algo que me surpreende, tendo em conta a actualidade.
Encontram a Biblioteca Nacional Digital carregando em cima do nome. Aqui, estão disponíveis documentos de vários tipos e épocas. Aqui, encontram as obras em domínio público, criadas e/ou relacionadas com a cultura portuguesa. Aqui, podem pesquisar manuscritos originais, digitalizados dos tomos que figuram na Biblioteca.
Explorei um pouco, mas não domino o que este sítio contém. Confesso que, fiquei retida em obra de Fernando Pessoa. Porque sou uma pessoa que fica retida na obra de Fernando Pessoa só porque encontrou algo relacionado com o poeta. Enfim, continuarei a explorar este acervo online, assim que me separe do que estou a ler.
Internet Archive
Num recurso mais internacional, e que não me canso de sugerir, encontram o Internet Archive. Ler noutras línguas, em especial, em Inglês é uma ferramenta que nos permite o acesso a uma quantidade de obras, e de conhecimentos, maior.
Neste site, registei-me e utilizo o sistema de requisição de livros online com frequência. Este é um recuso onde encontramos um pouco de tudo, temas variados, e de diferentes épocas.
Não vos digo o que podem procurar. O que vos digo é que tenho-me cruzado com obras que nunca encontraria em formato físico ou, tão pouco, saberia da sua existência se não as tivesse encontrado neste acervo online.
A tua visão criativa
Acredito que, cada um de nós constrói sobre aquilo que adquire ao longo da sua experiência de vida.
Acredito que, expormo-nos à diversidade de leituras, obras, conhecimentos e referências, só pode ajudar-nos a formar a nossa visão, pessoal e intransmissível, que cria a obra que mais nenhuma outra pessoa conseguiria criar.
Acredito que expandir o nosso alcance é determinante para o fruto da nossa obra criativa.
E, como tal, acredito que é importante partilhar estes recursos contigo, porque tu podes encontrar aquilo que precisas, neste momento, e eu quero ajudar nisto, se for possível.
Por isso, deixo estes dois recursos para explorares.
Se quiseres partilhar algum recurso connosco, por favor, deixa-nos o teu comentário a este artigo. A comunidade de construtores criativos agradece.
Obrigada e Até Breve!
Relembro que a newsletter foi enviada ontem, por email. Regista o teu email neste blog e recebe as newsletters semanais, cheias de recursos criativos, com que me vou cruzando a cada dia.