No mundo das redes sociais há um cantinho inspirador que merece destaque: o Pinterest.
Provavelmente já ouviram falar, já se cruzaram com a página ou até têm um perfil criado, em qualquer um dos casos deixo-vos aqui algumas ideias sobre esta ferramenta visual bastante interessante.
Desconheço o estado do vosso mural de Facebook mas, se for remotamente parecido com o meu, 80% do meu feed de notícias é composto por imagens (muitas delas naquele formato de citação numa imagem), o que é bastante significativo. A imagem ajuda a captar a atenção do leitor e a incentivar a leitura e a partilha do conteúdo escrito.
É aí que o Pinterest é uma inovação. Esta base de transferência de imagens permite-nos juntar num local tudo aquilo que nos inspira e partilhá-lo com os outros de forma simples. As imagens são adicionadas nas pastas pessoais, carregando num simples botão, e podemos adicionar uma curta descrição e uma hiperligação.
Outra hipótese, e é aqui que a inovação do conceito se estabelece, podemos carregar as nossas próprias imagens. Usando o nosso material, temos oportunidade de divulgar os objectos dessas imagens, assim como o sítio virtual (blogue, facebook e afins) onde a imagem original pode ser encontrada. Tudo o resto fica a cargo da nossa imaginação…
Qualquer projecto, que beneficie de um conjunto de imagens inspiradoras, pode ser criado e gerido através desta plataforma. Qualquer interesse que possuas pode ser transformado numa colecção de imagens e partilhado com aqueles que seguem o teu perfil/quadros.
No caso dos escritores, podemos usar este cantinho não só como forma de nos inspirar, mas também para dar a conhecer aquilo de que gostamos, o que nos inspira e a divulgar eventos, obras e projectos (tudo isto através de imagens). Outra vantagem passa por não ser necessário possuir um perfil no Pinterest para podermos ver as imagens colocadas, o que ajuda na divulgação de fotografias de eventos especiais (como no caso dos meus álbuns: Feira do Livro de Lisboa 2012 e Entre o Sono e o Sonho).
Visitem este site e explorem as vantagens da inspiração visual. Se andarem por lá, não se esqueçam de me visitar e adicionar em pinterest.com/sarafarinha/
ΦΦΦΦΦ
Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]