Na minha (e vossa) viagem por estes caminhos literários e mantendo, sempre, que temos de ser uma espécie de Jack of All Trades (e, diria, Master of Some), deparei-me com esta pequena e-pérola: ‘The Ogilvy & Mather Guide to Effectiveness’.
Após devorar ‘Writing That Works: How to Communicate Effectively in Business’, de Kenneth Roman e Joel Raphaelson, sobre a prática e importância dos diferentes tipos de escrita no mundo organizacional, e de fazer a respectiva ligação entre este livro e David Ogilvy (a lenda da Publicidade), deparei-me com este livro para a eficácia.
Escrito por Tim Broadbent, Director de Eficácia Global na Ogilvy & Mather, consiste numa espécie de guia que se propõe a responder a uma simples pergunta: Como medir e aumentar a eficácia das campanhas da Ogilvy & Mather?
Até aqui é Marketing puro.
Agora vem a parte que nos interessa. Princípios que, aplicados a gerar e divulgar conteúdos, ajudam a estruturar o que fazemos, a perseguir orientações, e definir as estratégias a utilizar.
Dividido em 3 blocos, este livro apresenta-se de forma simples e concreta. Reúne alguns pontos que, devidamente aplicados à nossa realidade específica, nos ajudam a compreender como produzir melhor conteúdo, avaliá-lo de forma sustentada e ser eficaz nos nossos propósitos.
Dos três grandes temas descobri aplicabilidade em diversos aspectos mas, e sendo um livro dedicado à prossecução da eficácia numa grande empresa de Publicidade e Marketing, tomei notas daqueles que achei serem os pontos a reter.
Estes pontos não dizem como fazer. Dizem, sim, o que devemos ter em conta e incentivar-nos a procurar as nossas próprias formas, e ferramentas, para sermos eficazes nos resultados daquilo que produzimos.
1º tema: 10 novas formas de produzir conteúdo que vende
- Sê Criativo – Trabalho altamente criativo vende mais porque tem mais probabilidade de apelar às emoções do que à racionalidade e de obter uma divulgação maior e mais frequente na social media. Mais Criatividade = Mais Exposição = Mais Vendas
2. Define objectivos difíceis como Vendas, Lucros ou Quota de Mercado.
3. Aponta para a Fama – Cria mais divulgação e explora a social media para aumentar as vendas.
4. Descobre o grande Ideal (Ideia) – Não apenas o desempenho funcional do produto mas uma marca que tem um ponto de vista sobre o mundo, que defende os seus ideais, que se preocupa com assuntos culturais e se relaciona com a social media.
5. Entrar no mercado primeiro – São as campanhas de penetração do mercado. Ter um grande Ideal atrai mais consumidores, que devemos manter através de campanhas de lealdade.
6. Usar a TV – Torna as marcas famosas.
7. Apelar ao coração – As escolhas de marcas são feitas de forma emocional. Só depois vem a utilidade do produto. Primeiro queremos algo e, só depois, arranjamos uma justificação racional para justificar porque o queremos. Campanhas de sucesso aumentam a moticação do consumidor. Campanhas emotivas suplantam as campanhas informativas.
8. Integra diferentes canais de divulgação – Campanhas em vários canais vendem mais.
9. Sê interessante – A narrativa é mais sobre o evento e menos sobre o produto. As pessoas só transmitem a comunicação que é interessante, surpreendente e diferente.
10. Continua a gastar – As vendas não são estáveis e precisamos de continuar a divulgar o nosso trabalho. Logo é preciso continuar a investir para divulgar.
O guia continua pelo 2º e 3º temas mas, para este artigo, os pontos acima são os que me pareceram mais importantes.
Esta leitura relembrou-se um senhor que eu adoro seguir… e não sou a única. Seth Godin tem ajudado a revolucionar as estruturas do Marketing tal como sempre foi conhecido. Inteligente, perspicaz, dinâmico e aventureiro, tem contribuído para nos ensinar algumas boas e más práticas desta área. Se não o conhecem sugiro: ‘A vaca purpura’ e ‘Torne-se pequeno e pense em grande’.
Voltando ao ‘The Ogilvy & Mather Guide to Effectiveness’, uma obra sem ISBN (disponível por aí nas interwebs) que é uma boa ferramenta mental para usos futuros. Aconselho como introdução ao mundo do Marketing e da Publicidade.
::::::::::::::::::::::::::