Não se iludam. Um website ou um blog, consoante a vossa capacidade financeira e disposição para levar o assunto com seriedade, é apenas, e só, uma ferramenta de marketing.
Não se trata de mostrar quão perspicazes, interessantes, ou mordazes são. Trata-se de “vender” o vosso produto seja ele qual for.
Tenho reparado na franca multiplicação de blogs de “estilo de vida”, se é assim que se chamam… Há um par de anos proliferavam os blogs sobre livros e opiniões livrescas. Agora, parece que descobriram a Meca das trivialidades, dos produtos que todas têm de ter, e de como têm de ser…
Qualquer um destes tipos de página não se enquadram numa plataforma de autor. Apesar de, umas terem como tema os livros, aproximam-se mais de críticos literários do que escritores.
A única característica que nos une a todos é a mesma visão de mercado: a busca por leitores. É ela que nos orienta e que nos deve orientar a nós, tipos voltados para a escrita, cheios de sensibilidades artísticas e pouco tino empresarial.
E, para colmatar isto, quero deixar-vos as 5 Estratégias para criar uma plataforma de autor de sucesso:
-
Qual a filosofia por trás do teu website? És transparente sobre qual é o teu produto? O que queres vender? Em que acreditas? Como o teu produto reflecte as tuas crenças? Qual é a tua estratégia de inserção no mercado? A mensagem é clara? Quando abrimos a página sabemos que és um autor e que escreves livros de determinado género literário?
-
Ao abrirmos a tua página é claro aquilo que queres que o leitor faça? Ler os teus artigos? Comprar um livro? Registar-se na mailing list? Receber um livro ou artigo de borla? Para onde guias os teus leitores?
-
Agora que sabes o que queres que o leitor faça, delineaste como eles chegam a esse passo? Sabes o que acontece quando o visitante chega à tua página principal? Quantos passos, cliques e scrolls, antes de poder fazer aquilo que queres que ele faça?Antes de subscrever a mailing list a partir da página principal ou de um artigo?
-
Quantas distracções tens pelo caminho? Quantos pop ups desde que o leitor chega à página principal até chegar onde queremos? E quanta poluição visual é que ele tem de ignorar ou assimilar? De quantos widgets precisas mesmo? Quantos estão sempre a piscar e desviar a atenção do leitor do sítio para onde o queres direccionar?
-
És claro e apelativo na criação de incentivos? O leitor sabe que recebe um livro de bónus, material diverso, capítulos, ou cursos de borla, se subscrever?
Designados por os 5 C’s que resultam. Eu, olho para eles como uma espécie de credo em que só acredita quem quer, e só segue quem acredita.
Os 5 C’s (que em Português não seriam todos C’s) de criação de um website/blog/plataforma de autor de sucesso são:
-
Clear / Transparente
-
Clean / Claro
-
Concise / Conciso
-
Compelling / Atraente
-
Call to Action / Incentiva a Acção
Nunca é demais relembrar que o aspecto profissional de uma página é o nosso cartão de visita que pode atrair ou repelir definitivamente quem nos lê.
Respondam nos comentários:
Em quantas destas coisas ponderaram quando criaram o vosso website / blog? Acham que há espaço para melhorias?
::::::::::::::::::::::::::
Artigos Relacionados:
Como escrever uma boa página ‘Sobre Mim’
O Marketing na vida do Escritor
::::::::::::::::::::::::::
Um comentário em “Recursos do Escritor: 5 Estratégias para criar uma plataforma de autor de sucesso”