Paradigma Criativo é o método que usas para escrever o primeiro rascunho da tua história. É único, pessoal, e intransmissível. É teu, e só teu. É aquele que funciona para ti.
Existem 4 métodos, devidamente identificados, usados para criar o primeiro rascunho.
São eles:
-
Improviso
Consiste em escrever tudo de uma assentada, sem planear ou editar, enquanto se constrói a história.
2. Ir editando
Escrever sem planear a história, mas ir editando a fundo, à medida que a composição avança.
3. Bola de neve
Criar um plano e começar a escrever, alterando o plano, à medida que a escrita avança.
4. Esboço
Defines um plano detalhado, antes de escrever seja o que for, e não te desvias dele ao escrever a história.
Um escritor usa o seu modo criativo ou o seu modo de editor.
Em modo criativo, escreve sem barreiras. Permite-se a liberdade criativa para escrever o que quiser. Neste modo incluem-se o 1.º e o 2.º métodos.
No modo editor, limpa-se a porcaria que se fez no modo criativo. Analisa-se o que se escreveu, aproveita-se o bom,Neste modo e descarta-se o mau. incluem-se o 3.º e o 4.º métodos.
O 1.º modo, o Criativo, tem a desvantagem de ter de reescrever muito, e repensar toda a estrutura da história no final do primeiro rascunho.
O 2.º modo, o Editor, tem a desvantagem de não aprofundar personagens e significado da história. O plano tirou a liberdade de aprofundar os componentes, portanto, é preciso rever.
Não há bons ou maus métodos. O que há são formas de trabalhar. Cada um de nós só tem de descobrir qual é o mais indicado para si. Aquele que permite aproveitar os nossos pontos fortes.
O meu método é o bola de neve. Não consigo escrever muito sem um plano, mas também, não consigo escrever sem ir editando.
E tu? Qual é o teu paradigma criativo?
::::::::::::::::::::::::::
Artigos Relacionados:
::::::::::::::::::::::::::
Ola sara, acompanho recentemente o blog, e gostei imenso dos “4 paradigmas criativos”. Gosto muito de ler e escrever, mas se leio intensivamente (tenho sempre 4 livros a minha volta a qualquer momento) escrever sempre foi um grande desejo que nunca tive coragem de pôr em pratica e começo agora, pouco a pouco. Conhecer os 4 paradigmas foi imensamente interessante e sem duvida estou entre o 1 e o 2 🙂 . Obrigada pelo blog!
Obrigada, Paula. Espero que me visites mais vezes 🙂