Neste terceiro dia de celebração dos 12 anos do blog.sarafarinha.com , debati-me com o nome que devia atribuir a este programa. Seria um documentário? Um grande documentário? Uma série? Fiquei pelo último apesar de considerar que a abordagem da culinária como algo mais científico pode ser chamado de documentário.
The Mind of a Chef (Netflix), produzido por Anthony Bourdain, apresentado pelo Chef David Chang.
Gosto de ver programas sobre culinária. Ao longo dos anos tenho visto muitos destes e retirado algumas ideias, não só para o acto efectivo de cozinhar, mas como inspiração para outras coisas.
O que eu descobri, especialmente nos primeiros episódios desta série, foi uma dedicação à ciência por trás de alguns tipos de culinária que nunca pensei existir. Não desta forma. Não como objectivo último do acto culinário.
O desejo de aprender e o acto combinatório do que já se sabe com aquilo que se aprendeu. O refinar de processos, em que se retira tudo aquilo que não é essencial, e a dedicação com amor ao passado e às artes culinárias aprendidas no passado.
Acima de tudo, procuro sempre a resposta ao seguinte: O que faz alguém ambicionar ser o que é? Ou ter o que tem? Seja ser o melhor do mundo ou o pior… É uma pergunta à qual continuo a procurar resposta. Seja o melhor Chef do mundo, o restaurante número 1, o dependente de substâncias químicas, o doente, o explorador… o que nos faz perseguir algo de forma impiedosa e imparável? O que nos faz vibrar nessa existência?
Deixo-vos a dica, em especial para aqueles que têm Netflix, The Mind of a Chef é muito interessante.
Acompanhem os artigos comemorativos do 12º Aniversário do Blog.
OBRIGADA A TODOS! E, CONTINUEM A SUBSCREVER; COMENTAR; GOSTAR; PARTILHAR; E, SE PUDEREM CONTRIBUIR EM BAIXO, ERA ESPECTACULAR.
Espero os vossos comentários com alegria e antecipação.
[cryptothanks]