Hoje, em Portugal, celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar. Outubro sendo considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Celebrar, e facilitar, o acesso a Livros é (sempre) algo importante.
Assim,
- Relembro a importância das Bibliotecas Escolares quando não existia Internet.
- Sublinho a necessidade de Bibliotecas Escolares porque existe Internet…
- Relembro inúmeras visitas a Bibliotecas Municipais, parte de um redireccionamento feito pela escola, no sentido de conhecermos e utilizarmos os recursos das Bibliotecas públicas (mesmo se de uso intrincado).
- Relembro a importância de escolhermos as nossas fontes no acesso ao conhecimento que necessitamos.
O Projecto Biblioteca
Neste momento, e há já algumas semanas, temos o privilégio de participar numa iniciativa escolar, crédito (e agradecimento) atribuído à educadora de infância da minha miúda, denominada ‘Projecto Biblioteca’.
Mesmo sendo a mãe que começou a biblioteca dela antes dela nascer, só porque adoro livros e quero que ela os incorpore na sua vida de uma forma saudável, sinto que toda a ajuda neste tema é pouca.
Todas as noites lemos uma história e, não(!), não sou grande interpretadora de histórias, com muito teatro e diversão à mistura, pelo que, também nisto, agradeço todas as leituras mais inspiradas do que as minhas. Mas, todas as noites leio uma história para ela e, temos esse momento, que é nosso.
O Projecto Biblioteca veio trazer diversidade às nossas leituras e uma forma de adicionar outros livros à biblioteca infantil cá de casa.
A Importância da Biblioteca Escolar
O acesso é, neste tema, o conceito operacional da coisa. Numa biblioteca escolar possibilitamos o acesso aos livros que as crianças não têm em casa.
Num Projecto Biblioteca possibilitamos o acesso, no nosso caso em particular, a 24 novos livros infantis.
O acesso aos livros de uma biblioteca é importante, não apenas pelo acesso que possibilitamos às crianças que sabem ler, mas daquelas que ainda não sabem ler e, também, o acesso aos adultos que lêem para elas.
E, o que se aprende com livros considerados literatura infantil é inspirador! Quero deixar um agradecimento sincero à simplificação de coisas que são complexas na sua essência.
Explicar sentimentos a uma criança é tarefa difícil (… compreender sentimentos de adultos é difícil!). Os livros ajudam.
E, não quero contemplar as dificuldades de constatar acontecimentos como a morte, os porquês da morte, e o que acontece à nossa casa se já cá não estamos devido a, por exemplo, a erupção de um vulcão… As respostas aos Porquês também se encontram nos livros.
Ocorre-me um momento neste vídeo em que a criança abre o livro, que fora buscar à biblioteca a pedido, e depara-se com a seguinte frase:
“This is one moment, but know that another shall pierce you with a sudden painful joy.” T.S. Elliot in “Murder in the Cathedral”
Celebrar o Dia da Biblioteca Escolar
Celebrando, ou apenas procurando honrar o Dia da Biblioteca Escolar, ou o Dia do Acesso a Livros, e ao Conhecimento que eles transportam em si, relembro a data e procuro aliciar-vos a tirar um momento para apreciarem um livro infantil.
Com crianças, ou sem elas, tirem uns minutos e contemplem uma leitura infantil… ou, não tão infantil assim.
Sugiro:
“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry
“O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen
“O Cuquedo” de Clara Cunha
“O Incrível Rapaz que Comia Livros” de Oliver Jeffers
“Alice no País das Maravilhas” de Jim Carroll
e, tantos outros…
Deixo-vos o caminho para o website da Rede de Bibliotecas Escolares, onde nos falam sobre o tema do MIBE 2021: “Contos de Fadas e Contos Tradicionais de Todo o Mundo”.
Escrevem, ou contemplaram escrever, histórias infantis? Um género literário que explodiu nos últimos anos.
Obrigada e Até Breve!
…
Sigam o Vlook, o canal YouTube deste blog, só sobre livros…
Não se esqueçam de subscrever o blog por e-mail e recebem, todos os Sábados, um vislumbre exclusivo sobre os bastidores.