Presentes para o Escritor na tua vida

presentes de última hora

Olá a todos! Sejam bem-vindos ao sarafarinha.com

A poucos dias do Natal, quero reunir algumas ideias sobre presentes adequados àquela pessoa na vossa vida que gosta de escrever e/ou ler.

Muitas ideias há sobre o tipo de presentes que uma pessoa que se interessa por literatura, faceta leitor e/ou escritor gostaria de receber. Proponho que esta seja uma lista de presentes que podem ser escolhidos (e adquiridos) à última hora.

1. Papel

Cadernos de apontamentos, agendas, blocos de notas, bullet journals, Moleskines e semelhantes… basicamente, qualquer meio de recolha de notas que existe.

Até um bloco de folhas impermeáveis para escrever no banho (sítio onde surjem muitas ideias), ou um bloco de notas digital chamado Remarkable (gostava de experimentar este…)

As livrarias, as papelarias, os supermercados… há sempre uma lojinha, perto de nós, com material de escrita que qualquer escritor gostaria de receber.

Ou, se desejarem algo mais personalizado, a Amazon tem uma variedade que podem investigar.

2. Canetas

Fazem ideia de quantas canetas um escritor esgota num ano? Muitas. Desde a caneta personalizada, à caneta que desliza pela página sem esforço, às utilitárias, ou à mais especiais. E, ainda existem os coleccionadores…

Se escrevemos, se anotamos em papel, se ainda usamos algum tipo de registo neste formato, uma caneta (ou várias) dão sempre jeito. Pessoalmente, uso as uni-ball eye micro (que são mais suaves a escrever e, por isso, ajudam a manter os calos nos dedos controlados… sim, isto é importante!).

3. Um software de escrita

Existem vários tipos de softwares de escrita à disposição. Alguns são ferramentas que possibilitam o mind-mapping, a tomada de notas e gestão de produtividade, outros são verdadeiros compêndios de ferramentas que estruturam um manuscrito.

Deixo-vos aqui uma lista de softwares de Mind-Mapping, uma lista de softwares para tomada de notas, uma lista de softwares para gestão de produtividade, uma lista de software para Escrever.

Penso que a maioria delas têm versões grátis para experimentar e versões pagas. É uma questão de perceberem o que o vosso escritor usa e o que desejava usar.

Pessoalmente, uso uma variedade que inclui o Trello, o Notes, o Canva e comecei a usar o Scrivener há umas semanas. Claro que aconselho todas… assim como outras que uso.

4. Um e-reader

Para quem gosta de ler irá compreender a facilidade que um e-reader traz na portabilidade dos nossos livros. É uma prenda menos económica, mas duradoura e útil. Kindle ou Kobo…

Se puderem, podem sempre oferecer uns e-books a acompanhar. São fáceis de adquirir e entregar a tempo e horas deste Natal.

5. Livros

Porque menciono livros? Não sei. Seria óbvio, não é? No entanto, quero introduzir umas ideias sobre este tipo de prendas.

Por vezes, é difícil saber que livro oferecer e, mesmo se podemos comprar algo com talão de oferta para que a pessoa possa trocar depois, ou se podemos oferecer um vale de oferta e a pessoa escolhe os livros que quer, também podemos perder uns minutos a investigar qual o livro que queremos oferecer.

Para o vosso amigo/a escritor/leitor sugiro que… perguntem onde ele tem a lista de livros que quer ler.

Se gostamos de ler, costumamos ter: um perfil no Goodreads com todas estas informações (livros que desejamos ler, que já lemos, aqueles que possuímos uma cópia…). Uma lista de desejos num qualquer site da especialidade (numa Amazon, numa FNAC, numa Bertrand…) se pedirem essa lista, nós ficamos felicíssimos em fornecer, mesmo que, depois, a prenda não seja uma surpresa.

6. Cursos de Escrita

Parece esquisito? Não é.

Aquele vosso amigo escritor é um investigador por natureza que deseja aprender e praticar. Uma prenda espectacular pode ser encontrada num dos sites da especialidade.

Uma subscrição de um curso da Udemy, por exemplo: COMPLETE Creative Writing – All Genres – THE FULL COURSE!, (ofereci-me este da Udemy quando esteve em promoção), da Masterclass (adorava!), ou de um de tantos outros que se encontram por aí. Deixo-vos uma lista com o que a TimeOut considerou os melhores cursos de escrita em Lisboa e online.

7. Subscrições de Revistas da Especialidade

Subscrever uma revista online é cada vez mais simples. Para além da oferta nacional, sem custos (como a revista palavrar), existe a oferta internacional que agrega outro tipo de saberes e conhecimentos.

Uma subscrição da Granta, da The Paris Review, da Creative Nonfiction, ou The New Yorker é uma boa prenda.

8. Um retiro de escrita

Começam a surgir este tipo de eventos mesmo em Portugal. Um retiro, que começou por ser espiritual, sendo reaproveitado para a prática da nossa escrita.

Eventos como o Retiro Escrita de Viagem, ou o Retiro Escrever a vida com propósito. Estes foram os que surgiram na minha pesquisa mas decerto que se encontram programas para 2023, com um pouco mais de pesquisa.

9. Material de Escritório

Todos os que trabalham atrás de uma secretária vêem o evoluir de certos padrões. Um deles pode ser o túnel cárpico. Outro, a dor nas costas. Existem uma gama de apoios que são muito úteis para evitar/minimizar estas circunstâncias.

Uma boa cadeira de escritório, apoios lombares, apoios de pulsos, teclados ergonómicos, apoios de monitor, bases de portátil para a posição de pé/sentado… e, um sem número de material de apoio que, por vezes, só consideramos arranjar quando o preço da nossa saúde já vai alto.

Existem, também, aquelas versões mais engraçadas de teclados com luzes, com determinado tipo de teclas e sons maravilhosos (teclados mecânicos), de ratos sem fios, de candeeiros de mesa ou de monitor, de tapetes de rato gigantes, de apoios e aquecedores para os pés… e muitas outras coisas que nos facilitam a vida quando passamos muitas horas sentados à frente de um monitor.

10. Aquecedores

Luvas sem dedos, para ser mais exacta. Em lã ou outros materiais. Temáticas ou simples.

Luvas com aquecedores integrados (estas saltaram à vista) ou apenas aquecedores de mãos recarregáveis (como estes) que servem para os momentos de pausa.

Mantas, camisolas tipo manta e aquecedores de pés também são essenciais para os momentos de Inverno… Ou as ventoinhas portáteis para os momentos de Verão.

11. Headphones

Sem fio. Com noise cancelling. Esta é uma prenda bastante interessante para aqueles que precisam concentrar-se e que, por diversos motivos, acabam distraídos pelos ruídos circundantes. Há várias marcas e modelos pelo que é uma questão de escolha.

12. Dock Station de Carregamento

Uma estação de carregamento que permite carregar todos os nossos aparelhos electrónicos, em simultâneo, wireless, de forma rápida e funcional.

Nós registamos notas nos nossos aparelhos, tiramos fotografias, acedemos aos nossos programas e apps de eleição, e muito mais… este é um presente útil.

13. Outros

Post-its, marcadores, saquetas de chá, café especial, canecas temáticas, baralhos de cartas temáticos (como este aqui…), um Funko Pop de um personagem ou autor favorito, uma sessão fotográfica (para aquelas fotos de perfil), jogos de tabuleiro tipo Scrabble, ou um jogo de ferramentas de escrita (este aqui, por exemplo), um gravador de áudio (como este aqui…), óculos com filtro de luz azul, uma t-shirt personalizada, joalharia temática (fios e pulseiras como estes aqui…)… e tantas outras coisas.

Espero poder contribuir de forma construtiva para a escolha daquele presente para aquele escritor/leitor especial.

Pessoalmente, qualquer um deles seria do meu agrado desde que escolhido com intenção.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

2 comentários em “Presentes para o Escritor na tua vida”

  1. Olá Sara! Muito obrigada, uma lista excelente, recheada de óptimas sugestões. Muito bom, foi, de certeza, um trabalho exaustivo que revela a permanente dedicação que tens a quem te lê. Deste lado, ficamos muito felizes e agradecidas. Desejos de muito boas festas, um Feliz Natal para ti e toda a tua família ❤️
    Mafalda

    1. Olá, Mafalda. Obrigada pelas tuas palavras. Espero que tenha sido um óptimo Natal e que tu e os teus tenham entrado em 2023 com o pé direito.
      Até breve 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: