Histórias [para Escritores] de Dia de São Valentim

dia dos namorados

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Reza a lenda, a História, o cânone Cristão, e a Wikipédia, que São Valentim foi um Santo que viveu durante o período da Roma Antiga.

Entretanto, diz que a Igreja Católica deixou de celebrar oficialmente este Santo por falta de provas históricas… Assim como, se localizaram 3 São Valentins.

Numa das versões, conta-se que o Marco Aurélio Cláudio, também conhecido por Imperador Cláudio II, ordenou a proibição de casamentos  nos seus domínios territoriais. Esta proibição tinha como propósito incentivar os jovens a alistarem-se no exército, pois se não tivessem família poderiam ser aliciados a juntarem-se e formar um grande e poderoso exército.

Contudo, houve um bispo romano, de seu nome Valentim, que ignorou a proibição, continuando a celebrar casamentos em segredo. O bispo foi descoberto e condenado à morte.

Durante o seu tempo de cárcere, muitos jovens atiravam flores e bilhetes ao bispo aprisionado, com mensagens de crença no amor. Artérias, a filha cega de um dos seus carcereiros, encontrava-se entre estes jovens que escreviam a Valentim. Conseguindo, junto de seu pai, permissão para visitar o bispo encarcerado, ambos acabaram por se apaixonar. Este amor produziu um milagre, fazendo com que Artérias recuperasse a visão.

Nas cartas de amor do bispo a Artérias, ele assinava “de seu Valentim“, uma expressão que permaneceu até à actualidade.

Valentim foi condenado à morte e decapitado a 14 de Fevereiro do ano de 270 D.C., século III do Calendário Juliano.

Assim se explicou o São de Santo, o nome Valentim, e a data celebratória de 14 de Fevereiro.

Numa outra versão, diz-se que a celebração de São Valentim é uma apropriação de uma celebração pagã, anterior ao Cristianismo, chamada de festas lupercais.

A festa pastoral Lupercalia era celebrada na Roma Antiga, a dia 15 de Fevereiro, com o intuito de purificar a cidade, promover a saúde e a fertilidade. Esta era uma homenagem à purificação e os seus instrumentos eram chamados de februa, que constitui a base do mês Februarius ou Fevereiro.

Homenageando o Fauno Luperco, com grandes conotações pagãs ao animal lobo, as festas lupercais foram condenadas, e proibidas, apesar da sua tradição intrínseca na própria história Romana. Claro que a celebração não cessou, apesar da proibição pela Igreja Cristã.

Assim, e numa tentativa de a cristianizar, o Papa Gelásio I, no final do século V d.C., substitui-a pelo 14 de Fevereiro, num dia de celebração a São Valentim. Antecipando o dia, Gelásio I divulgou um Santo, extinguindo as festas lupercais, e transformando uma festa pagã numa celebração Cristã, entretanto abandonada pela Instituição em 1969.

Assim se explicou a santidade da personagem, a escolha do nome Valentim, e se redefiniu a data celebratória para 14 de Fevereiro.

Já a associação literária entre a Lupercalia, e os elementos românticos do Dia dos Namorados, remonta a Chaucer e às tradições poéticas do amor cortês. Amor Cortês, como conceito literário que surgiu na poesia na época da Alta Idade Média, entre os anos de 1000 até 1300, onde se elevava a posição social da mulher e se consagrou o género de romance que permaneceu até à actualidade.

Este foi um género literário que se tornou popular à época, que fundou os princípios do conceito ocidental de ideal de amor romântico.

Hoje, esta celebração é conhecida em muitos países do mundo como o Dia dos Namorados. Este dia pretende celebrar a união amorosa romântica de casais e namorados. E, em alguns países, esta celebração inclui a demonstração de afeição pelos amigos.

Tudo isto, explica o uso do São Valentim, a adaptação para Dia dos Namorados, a escolha da data a 14 de Fevereiro e o propósito desta comemoração como celebração do amor romântico e mesmo da amizade.

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim foi construído por histórias. Pormenor que é sempre bom saber e relembrar.

E por aí? Qual é a tua história de São Valentim?

Agradeço comentários e peço-vos que Subscrevam o blog!

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.