Janeiro, um mês de leituras, desafios e planos

diário de bordo de Janeiro

Olá a todos. Sejam bem-vindos a este [Diário de Bordo].

 este artigo contém: referências criativas, leituras de Janeiro, Escritos, Desafios Criativos e planos para Fevereiro. 

UAU! Janeiro… Janeiro nunca falha em desapontar, certo?

Sem entrar em modo queixinhas-o-pieguinhas, declaro que Janeiro nunca falha em desapontar. E, é isto que tenho a dizer sobre os January blues e os acontecimentos imprevistos deste mês.

Obrigada, Janeiro de 2024. Gostei muito da vivência (só que não) e até para o ano.

Agora, avançando para assuntos mais artístico-interessantes…

Inspiração em Janeiro

O final de 2023 viu um estabelecer de novas rotinas de bujo

Bujo, para os que desconhecem o termo, é a abreviatura para Bullet Journal. Um Bullet Journal é uma ferramenta de organização pessoal, formato papel, que serve como agenda, planificador, diário… onde reunimos tudo aquilo que nos é útil no decorrer dos nossos dias.

JashiiCorrin no YouTube foi uma referência instrumental para o preparar desta prática para 2024.

Fã de registos e apontamentos, mantive alguns dos meus bujos e commonplace books, e re-introduzi algumas práticas de bujo para 2024. Este ano, pretendo manter as referências e conhecimentos novos organizados de uma forma que me faça feliz. E, não apenas porque gosto de apontar e reter, mas porque a parte criativa de decorar um bujo me enche a alma… mesmo estando a anos luz de uma estética que me apaixone.

Mantive o Notion para os habituais outputs de informação e continuo a usá-lo para tudo o que se reflicta em trabalho de desktop. Ou seja, há coisas que se escrevem à mão, e coisas que se escrevem a computador. As que se escrevem a computador são notas que ajudam a construir os diferentes artigos e a newsletter semanal.

Referências que alimentam a arte merecem uma prática específica.

No meu Imaginarium ou Hold Space for Yourself Bujo, versão papel, e do Freeform, versão digital, recolho e articulo informação que me inspira. Janeiro continuou a ver a prática a existir.

Escrever, anotar, colar, apontar, citar, extrapolar… todos eles são verbos que existem no meu Imaginarium, tamanho A4, e afins.

“The Nutcracker”, o livro. “The Nutcracker and the Four Realms”, um filme. A estatueta de um Nutcracker cor-de-rosa (sim!) que aparece, aqui e ali, até se materializar dentro do meu saco de compras… que é como quem diz: encontrei o que queria a um preço simpático.

Li o livro. Não fiquei absolutamente rendida a esta história (dentro de uma história) e, no entanto, ela continua a imiscuir-se nos meus dias. Os significados, a beleza, a extrapolação, continuam a ser recorrentes e, é isto que uma história deve ser.

The Marginalian um website cheio de conhecimentos, arte e literatura. E, a prática da Marginália em si, que reconheci no vídeo How to Journal on Great Literature (My Marginalia & Rereading Process) de Benjamin McEvoy.

Anselm Kiefer, o artista, e o documentário  1/5 Anselm Kiefer: Remembering the Future, os significados das suas obras, as instalações criativas nos seus locais de criação (chamá-los Estúdios ou Laboratórios é mais adequado).

No vídeo The Answer is Not a Hut in the Woods, vi padrões e realidades, dei gargalhadas, e reconheci temas. Vale a contemplação.

No website Internet Archive o acesso a obras clássicas, e não só, é uma fonte inestimável de conhecimento. Aí encontramos digitalizações de obras antigas que, ainda hoje, influenciam aqueles que estudam, e lêem, e buscam conhecimento.

O Compêndio Criativo 2024 [que está disponível para download gratuito, e cujo objectivo é ajudar-te a colocar no papel o que é mais importante para ti, e que te será útil para este novo ano] tem sido uma ferramenta interessante.

O quadro “Caminhante sobre o mar de névoa” (Wanderer above the Sea of Fog) de Caspar David Friedrich, pelo simbolismo que lhe associo.

Escrita de Janeiro

8 artigos no blog.sarafarinha e 3 no writer.sarafarinha

Notas, apontamentos e bujo.

Fiz uma pausa no segundo livro da série “The Shapeshifters”. Estou numa encruzilhada, por motivos vários, e ainda não descobri a resposta mágica.

Leituras de Janeiro

Como, até dia 31, não me parece que vá terminar algum dos livros que tenho a meio, deixo-vos a contabilidade das leituras deste mês.

Neste Janeiro de 2024, li 11 livros. Mantém-se a tendência para leituras infantis e a minha facilidade em atribuir 5 estrelas a um livro… o que só posso justificar com o quanto aprecio o acto de ler.

DOs que li, saliento os seguintes:

  • “The Nutcracker” por E.T.A. Hoffmann
  • “Check & Mate” por Ali Hazelwood
  • “Os Mini Cinco – As Primeiras Aventuras 3 livros em 1” por Enid Blyton
  • “Graphic Work by M. C. Escher”

Desafios em Janeiro

Janeiro também serviu para avaliar se os Desafios a que me propus, para este ano, se mantêm. Padeço do problema de acreditar que consigo fazer tudo e chegar a todo o lado. Depois, fico muito triste quando percebo que, acreditar nisto, não é útil ou produtivo.

Assim, em Janeiro de 2024 mantenho:

  • Palavra Anual (Succeed)
  • Goodreads Reading Challenge (objectivo: ler 70 livros em 2024)

Adicionei um novo desafio de leitura:

  • Game of Tomes Bookclub sobre o qual podem ver aqui…

E, é isto.

Os restantes desafios, ou não acontecem nesta data (alguns há que só acontecem em determinados meses do ano), ou desisti de os perseguir (como o Read or DNF’it Reading Challenge), pois dispenso a pressão que me consome a vontade criativa.

Planos para Fevereiro

Aguardo o desenrolar dos efeitos dos acontecimentos imprevistos deste início de ano.

Concentro-me nos desafios que tenho a decorrer, e em acrescentar a um crescimento criativo que preciso que aconteça.

Continuo a escrever, seja qual for o meio, e a tentar descortinar o que se passa, com esta série que me propus a imaginar.

Como estão a correr os vossos inícios de ano? Espero que bem! E, cheios de energia criativa.

Obrigada e Até Breve!

Relembro que está disponível para download gratuito o Compêndio Criativo 2024, cujo objectivo é ajudar-te a colocar no papel o que é mais importante para ti, e que te será útil para este novo ano.

E, se acreditam que este artigo/blog pode ser útil a alguém, partilhem.

subscrição por email dá o acesso semanal aos bastidores destes temas e a outras referências e recursos que não são expostos, directamente, aqui.

subscreve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.