Opinião: ‘Vai aonde te leva o coração’ de Susanna Tamaro

‘Vai aonde te leva o coração’ de Susanna Tamaro

Foi com um arrepio que li a última frase deste livro de Susanna Tamaro.

Há anos que oiço falar dele sem me ter despertado a curiosidade. Recordo-me de uma conversa com uma amiga sobre esta obra e de ter saído dela um pouco curiosa mas algo renitente.

Claramente, não estava preparada para o ler. Acontece-me com frequência, não estar psicologicamente preparada para determinado livro, e quando finalmente o leio acabo por confirmar que, se tivesse insistido em lê-lo antes, metade da significância ter-se-ia perdido.

Vai aonde te leva o coração’ é a carta escrita por uma avó/mãe à sua neta. A ausência da jovem na sua vida, leva a personagem/narradora a optar por este formato, os motivos desta escolha ficam marcados em nós como poucos outros conseguem.

Esta é uma história que nos leva através da vivência de três gerações de mulheres, e das várias formas como cada uma delas lidou com a vida, com o auto-conhecimenDSCF5562to e com a busca pela felicidade. É uma lição de vida, uma contemplação da cadência de erros cometidos e do significado (e implicações) de ser mulher.

Este livro contém um percurso, ou três, que nos leva a contemplar os motivos das nossas escolhas pessoais, as nossas aspirações e receios, as acções e as suas consequências. Fala-nos de amor, paixão, casamento, religião, fé, inteligência, fervor causal, amizade, alegria, depressão, velhice e da morte.

É através de alguém que se acha simples, senão mesmo simplista, que vemos a complexidade da vida, e que nos comovemos com as suas escolhas.

Gostei muito deste livro e, desconfio, que voltarei a lê-lo em breve. Este é um daqueles que fica no coração. Estão explicadas e totalmente merecidas as 51 edições. Deixo-vos duas citações, dois pensamentos que ganharam raízes em mim…

“… As coisas são assim, é preciso generosidade na vida: cultivar o nosso caracterzinho sem ver mais nada do que está à nossa volta significa que ainda se respira, mas que já se está morto.”

“… Enquanto se está de fora, é fácil compreender mal as pessoas, as suas relações. Só de dentro, só caminhando durante três luas com os seus mocassins é que se pode compreender as motivações, os sentimentos, aquilo que faz agir uma pessoa de uma forma e não de outra. A compreensão nasce da humildade, não do orgulho do saber.”

‘Vai aonde te leva o coração’ de Susanna Tamaro – Editorial Presença

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

3 comentários em “Opinião: ‘Vai aonde te leva o coração’ de Susanna Tamaro”

  1. Ja é a segunda vez que o estou a ler…li- o pela primeira vez em 1991 e este Verão ao remexer em livros, ele veio- me às mãos…continua a ser cativante, tal como o foi da primeira vez…em 1999, era uma jovem universitária e com uma vivência do Mundo diferente da que tenho hoje, mãe de um jovem de 16 anos…nao me sinto no papel de avó, mas revejo na neta um pedacinho do meu filho…o querer descobrir outras terras, o sentir que a terra onde vive é pequena para os seus sonhos, a irritanilidade e de um momento para o outro a doçura de um Ser Humano em crescimento, fazem deste Livro um ” verdadeiro amigo e desabafo”… Realmente um livro a nunca perder e que possivelmente noutra fase da minha vida será de novo cativante de ler.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.