Há coisas que ninguém nos ensina. Aprendemos por nós mesmos ou nunca chegamos a vislumbrar o que são, e o que nos falta, para atingir aquilo que (achamos que) queremos. Não é o caso ao criar um Plano Operacional Criativo. Podemos aprender a fazê-lo e colocá-lo em prática.
Criei um exemplo que podem fazer o download grátis aqui… Mas, vamos por partes…
Aprendi (por mim mesma) que uma dessas coisas que aprendemos sozinhos consiste em definir o que queremos fazer da vida: Qual é a nossa Missão?
Ninguém nos ensina o que devemos fazer para descobrirmos a nossa Missão porque não cabe a outro, que não a mim, decidir.
Isto torna-se ainda mais importante quando decidimos que a nossa Missão neste mundo não depende de outrem. Quando, finalmente percebemos que podemos Ser, e Fazer qualquer coisa, desde que escolhamos que é isso que desejamos ser e fazer.
Isto ninguém nos ensina. Aprendemos quando temos de aprender e, até lá, vamos mandando postais com mais ou menos intenção de chegar ao destino.
E, com esta descoberta percebemos que é imperativo desenvolver as nossas capacidades e ferramentas para perseguir a concretização desse sonho, da nossa Missão.
À primeira vista um Plano Operacional Criativo pode soar a antítese. Operacional e Criativo são duas coisas que não combinam. Dois opostos que nunca irão conjugar-se de forma correcta… Não. Eles completam-se.
Para sermos Criativos, e termos sucesso como Artistas, necessitamos de um Plano. E um Plano é, por definição, algo Operacional. Um Plano é um conjunto de acções que temos de realizar, cumprindo prazos e usando recursos para concretizarmos uma determinada tarefa. E, realizar o conjunto dessas tarefas transforma o Plano e o Projecto Criativo em Realidade.
Um Plano Criativo, a par de um Plano de Marketing e um Plano de Negócios, se for esse o caso, são as nossas melhores opções para as nossas aspirações artísticas.
Definir um Plano Operacional Criativo significa responder às seguintes perguntas:
-
O que quero fazer?
-
Quando?
-
Com que recursos?
-
Em que bloco de tempo?
-
Para atingir que resultados?
-
Como vou medir esses resultados?
-
Com que medida de sucesso?
É uma pergunta importante e que tenho muita dificuldade em responder de forma objectiva.
Aprofundando estas questões:
- O que quero fazer? Qual é a minha Missão na vida? o que pretendo criar ou executar? Não significa que estejamos limitados à nossa arte. Podemos gostar de pintar mas não ser esse o percurso que queremos seguir. Ser claro e específico a definir qual a nossa Missão.
- Quando? Quais os limites de tempo em que encaixo cada actividade? qual o meu plano para hoje, para daqui a um mês, um ano, cinco anos?
- Com que recursos? Onde vou buscar o dinheiro para sustentar a minha arte? o que necessito para executar a minha missão? Quais as diferentes fontes de rendimentos que tenho de incorporar para poder executar a minha Missão.
- Em que bloco de tempo? Quais as tarefas a desempenhar e quando irei fazê-las? O que preciso encaixar na minha rotina diária? Semanal. Mensal. Anual e a 5 Anos. (estas é difícil quando não sabemos o que vamos comer amanhã… contudo, é um Plano Operacional Criativo não é um Contrato de Compra de Habitação própria. Esperem… este também planeamos pagá-lo daqui a 5 anos e com muito menos garantias de termos como o fazer nesse período de tempo continuado.)
- Que resultados quero atingir? O que quero que resulte de um projecto? ou do acumular de vários? ou de uma actividade específica? Cada actividade tem de chegar a x pessoas ou tem de ser publicado neste ou naquele meio… Definir que resultados são, para mim, bons resultados para cada actividade do plano, até o descartar de tarefas ou projectos podem ser bons resultados, se for isso o que é preciso.
- Como vou medir esses resultados? Posso usar métricas já definidas? Preciso informar-me sobre outras? Onde reúno essa informação? e como irei usá-la para fazer avançar o meu projecto de forma global?
- O que é, para mim, o Sucesso de um projecto? O número de visitas? A quantidade ou qualidade de comentários? A conclusão do projecto? a publicação?
Ninguém te ensina qual é o Plano. Tu decides qual é. Podes pesquisar sobre outros planos, outras pessoas, outras realidades. Podes escolher o que se adapta à tua vida. Podes incorporar outras coisas a esse plano. Tens total liberdade criativa para decidir e aplicar o teu plano.
O que não tens, e nunca terás, é alguém a decidir por ti e a levar-te onde achas que queres ir. Isso, terás de ir pelo teu próprio pé. Sair da tua zona de conforto. Decidir o que queres, o que significa sucesso e o que tens de fazer e criar para lá chegar.
O resultado estará na prossecução dos teus objectivos e no teu esforço pessoal. Mas nada está garantido se não tiveres uma ideia clara do que queres e dos passos que tens de dar para lá chegar.
Como Criar um Plano Operacional Criativo?
Abre um documento em excel e começa por registar o que pretendes fazer, qual o teu projecto. Divide-o em tarefas, classificando-as como Criativas ou Operacionais. Define os tempos de execução de cada tarefas e os recursos necessários. Parte cada tarefa nas sub-tarefas necessárias e define tempos e recursos para elas. Escreve o teu resultado esperado para cada uma delas e como irás medir o seu sucesso. Decide o que é para ti Sucesso para que possas reconhecer quando lá chegares.
Encontras um modelo de Plano Operacional Criativo aqui. Um exemplo que podes imprimir e aplicar aos teus Planos sem qualquer custo. Sei que vos será útil.
Como elaboram o vosso Plano? Há alguma coisa que desejam acrescentar a este exemplo de plano? Deixem os vossos comentários aqui.
::::::::::::::::::::::::::
Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.
Um comentário em “Como criar um Plano Operacional Criativo”