A vantagem de procurar estar activamente atenta é: estar atenta.
A sério!
Agora, e sem brincadeiras, quando procuramos estar atentos, conscientemente atentos, às coisas que nos rodeiam, aquilo que vemos muda. E, não só aquilo que vemos, mas a própria forma como observamos. Mudamos toda a perspectiva. Como é a frase?
“Quando você muda a forma como olha para as coisas, as coisas que você olha mudam.” autor desconhecido, ou sabedoria oriental, ou Max Planck…
A perspectiva tem impacto naquilo que vemos e na forma como o vemos. Olhar com atenção potencia essa visão.
Quando vivemos com o objectivo de mudar a forma como vemos as coisas, a nossa perspectiva muda. Procuramos Práticas que sustentem essa mudança. Procuramos observar com maior atenção.
Aquilo que vemos muda. Aquilo que pensamos muda. A vida muda.
Estar atento ao que nos rodeia, significa ver e poder encaixar e utilizar da forma que melhor serve as nossas Práticas, e a nossa Vida Criativa.
Um dos temas que abordamos quando falamos em ser Escritor é, de facto, isto: a capacidade de estar atento ao que se passa à nossa volta e, de o registar adequadamente, pois pode vir a ser útil na nossa escrita.
Agora transporto isto para a nossa Criatividade.
A vantagem de incluir uma prática consciente de Atenção Plena ao que nos rodeia é clara e directa. Ganhamos sempre quando estamos atentos. Aquilo a que nos expomos faz-nos crescer, reunir mais informação, dispor de maiores capacidades combinatórias, produzir ideias melhores.
Concordo com Osho nisto aqui (e, há muito do que discordar… mas deixo isso para outro artigo): a Arte é uma espécie de manifestação religiosa. É um veículo para o Flow que nos ajuda a ser mais meditativos sobre o mundo que nos rodeia, e a própria arte que queremos criar.
“A verdadeira arte surge da religiosidade verdadeira, porque a religiosidade é encontrar comunhão com a realidade. Logo que a pessoa esteja em comunhão com a realidade, então surge a verdadeira arte. (…) O que seria o mundo sem a arte e a imaginação criativa que torna a arte possível?(…) A verdadeira arte é algo que ajuda a pessoa a ser meditativa.” “Criatividade” Osho
Estar Atenta é uma prática difícil para mim. Vejo umas coisas enquanto outras passam-me, completamente, ao lado. Somos todos assim. Mas, como a ideia é despertar para uma prática mais Atenta, ao invés de apenas ver o que faz sentido para mim, e confirma aquilo que penso, ou aquilo que é tão contraditório que activo logo o modo “não vêem que assim não dá?!?!!” é difícil ver, aceitar… não me enervar.
Assim, e nesta óptica de estar mais atenta ao que se passa comigo e com as minhas práticas criativas, inaugurei uma coisinha à qual chamei: 5 Minutos Sozinha… Subscrevam, se quiserem saber o porquê deste nome.
Claro que não estarei sozinha. Esta é uma Newsletter semanal sobre 5 ideias e/ou actividades que me despertaram de alguma forma durante a semana que terminou e é partilhada, em exclusivo, por e-mail, com os Espectaculares Subscritores deste blog. Um e-mail, ao Sábado. Só isso.
Mais do que um olhar para os bastidores do blog.sarafarinha.com, é um olhar sobre as coisas que ando a explorar, e do impacto que têm na construção desta vida criativa.
Assim, vão encontrar ideias e inspiração, entretenimento e novidades, acesso exclusivo aos bastidores deste blog.
Não quero fazer deste artigo um puro incentivo à subscrição do blog. Porque, apesar de o ser, não o é. Quero comunicar aqui, publicamente, uma novidade que já está a ocorrer. Esta novidade manter-me-á atenta e empenhada no que é importante: a Criatividade. A minha. A vossa.