Porque participar no #The100DayProject de 2021 é boa ideia?

Ready to get creative

Michael Bierut. Suponho que gostarem de Design Gráfico sabem quem é. Pessoalmente, e apesar de gostar de algum design gráfico, não fazia ideia de quem era… Até investigar um pouco mais sobre um projecto que decorre há uns anos, sobre o qual já me ouviram falar, pelo menos duas vezes, aqui no blog.

O #The100DayProject

Este ano começa mais cedo. No próximo dia 31 de Janeiro de 2021, em pleno aproveitamento da possibilidade dos períodos de confinamento globais, veremos o início deste desafio.

Mas, primeiro… um pouco de história.

A ideia original surgiu de um desafio pessoal criado por Michael Bierut. Designer gráfico, crítico e professor, cuja biografia pode ser, rapidamente, vista aqui…

Michael Bierut
Michel Bierut – The Busy Creator Podcast

A parte que chegou até este meu cantinho, enquanto preparava o meu desafio para o #The100DayProject, foi a história de um dos seus desafios pessoais e de como ele o criou e, depois, enquanto professor, o levou para junto dos seus alunos.

O primeiro desafio de Bierut, enquanto jovem estudante de design, consistiu em desenhar uma imagem, todos os dias, durante 100 dias, baseada numa fotografia que constasse no The New York Times.

Quando começou a ensinar em Yale School of Art, um amigo sugeriu que ele usasse aquele mesmo desafio para incentivar os seus alunos a persistir, aperfeiçoar, e aplicar conhecimentos.

Jessica Svendsen
Jessica Svendsen

Podem ler um artigo bastante explicativo deste processo no Design Observer. Recomendo a leitura e, em especial, que vejam os melhores exemplos saídos deste exercício generativo. São excelentes exemplos do que se pode fazer e, segundo Bierut, alguns dos melhores e mais criativos que ele viu.

Como é que este exercício progrediu do uso pessoal, e da vida académica, para o mundo?

Segundo consta, Elle Luna trouxe este exercício para a web… Sobre isto, e muito mais, podem ouvir o podcast aqui… é muito interessante para quem se interessa por Criatividade nas suas diferentes formas de expressão.

Rachel Berger
Rachel Berger

Algumas considerações de Bierut sobre o tema passam por constatar a estrutura que este desafio proporciona à sua vida, a tendência para a compulsão que o define, os resultados do trabalho que é feito desta forma, a permissão que nos damos para criar, e o espaço que criamos para algo que nos permita evoluir.

Inspiration is such a mystical quicksilver commodity (…) how can we just learn to do our work?

Porque participar neste desafio?

Nas palavras de Bierut…

People need the freedom, and the permission, to get out of it what they want to get out of it. And the permission to not do it, if they don’t wanna do it, and the permission to do it for 200 days or a 1000 days if they want.

Porque escolho eu participar de novo (se ainda me recordo da última experiência…)?

Não vou aligeirar a coisa. Na primeira volta, desisti ao fim de uns dias. Na segunda volta, concluí o desafio porque me mantive focada em simplicidade e em concretizar a tarefa em si.

The 100 Day Project
The 100 Day Project starts on 2021, January 31

Em 2021, volto a participar porque preciso da opção de assegurar um espaço para descobrir, e preciso de descobrir um espaço para descoberta criativa.

Seja como for, deixo-vos aqui o meu compromisso de perseguir este desafio, e quero reunir os recursos que podem consultar para se prepararem para o vosso #The100DayProject.

O website oficial do desafio: the 100 day project 

A apresentadora do desafio: Lindsay Thomson

O Q&A no Instagram: Live Q&A

Em que consiste o meu Projecto?

Depois disto e disto, vou experimentar algo mais parecido com isto aqui em baixo):

Rachel Berger explains: “Every day for one hundred days (from October 30, 2008 to February 6, 2009) I picked a paint chip out of a bag and responded to it with a short writing.

À imagem de um NaNoWriMo, vou testar desafios, e outras estratégias para me manter produtiva.

Tal como Lindsay afirma no Q&A, empreendemos este desafio por três motivos:

  • Brincar

  • Praticar

  • Produzir

Vou arriscar que o faço com uma mistura bem doseada das três.

#the100dayproject
#the100dayproject

Quem me acompanha nesta viagem?

Não se esqueçam que começa a 31.01.2021. 

Deixem o vosso link para o vosso Instagram nos comentários, caso estejam a pensar participar… Se não, podem sempre ver os resultados se pesquisarem pela #The100DayProject ou pela minha tag específica, que informarei assim que a descobrir!

***

Não se esqueçam de subscrever o blog por e-mail e recebem, todos os Sábados, um vislumbre exclusivo sobre os bastidores.

Obrigada e Até Breve!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.