Outono de Amadurecimento e Inícios

Outono e amadurecimento

Começou o Outono e, por aqui, sentem-se no ar os princípios desta estação.

Não sei se pensam como eu mas, sinto que o início desta estação inspira-me a ver a beleza na mudança à minha volta.

A brisa fresca pela manhã. O céu nublado e o sol meio envergonhado. A claridade do dia a retroceder, em intensidade, e duração. A erva seca e castanha, e as folhas que tombam ao sabor do vento… Um Outono real, e no tempo certo, como há muito tempo não sentia.

Muitas são as memórias que tenho de ainda poder ir à praia em Outubro… Menos, neste ano que decorre. E, parece-me que esta sensação é boa. Tudo parece mais alinhado no mundo (só que não!), o clima mais concordante com aquilo que é suposto.

Setembro e Outubro são meses de inícios, de regressos múltiplos, e da concretização dos projectos, neste que é o último trimestre do ano.

A minha miúda já pergunta se o Natal é daqui a dois dias. E, assim parece…

Até lá, focar-nos no que de bom esta estação outonal nos traz é mandatório. Em especial, se forem daquelas pessoas que sentem o Outono no espírito, nos humores e nos ossos.

A sensação de protecção quente e feliz, que o Outono nos pode proporcionar, deve ser apreciada ao máximo. O prazer de uma bebida quentinha, um bom livro na mão, um filme que nos faz sentir reconfortados, ouvir uma melodia calma, calçar umas peúgas limpas, enroscar-nos numa manta fofinha… fechar os olhos, respirar fundo e pensar, apenas, no “Agora”.

Isto é Outono!

autumn leaves

O que me trouxe o Outono? Inícios em vários formatos.

Proliferam cursos, mini-cursos, workshops e apresentações, em múltiplas áreas de interesse pessoal.

Setembro e Outubro são meses bons para o relançar das actividades de promoção de produtos vários e, por isso, a oferta de novidades é grande. E, também, grande a possibilidade de encontrar eventos que nos interessem a custo zero.

O Outono trouxe-me desafios novos e aprendizagem diversa.

Uma chávena de café, um vídeo sobre um tema literário qualquer, e uma caneta e um bloco de notas na mão e estou Contente.

Este mês que passou trouxe uma transformação magnífica. Pude, finalmente, proporcionar uma (várias!) estante condigna aos meus livros. Estou rodeada de prateleiras meio cheias, imersa em aromas a madeira, e a precisar de reorganizar a minha biblioteca pessoal e… estou feliz! Penso em vídeos, muitos vídeos.

book shelves
Não reparem na desarrumação…

Estas são duas estantes, de 4, dedicadas aos meus Livros, blocos de apontamentos e parafernálias várias. Foram sete anos à espera de uma nova “casa” que, por fim, chegou…

Como já sabiam se, por acaso, subscrevem a newsletter semanal deste blog:

subscrever sara farinha

 

O Outono trouxe-me espaço para os livros que tanto amo.

Aprecio o que tenho e contemplo como avanço com os meus objectivos de escrita. Preciso estipular espaços novos onde praticar. Reorganizar horários e actividades, encaixar os momentos que preciso para encher o poço, com tudo o que tenho de dar resposta, neste início de estação.

Pareço a maluquinha das listas de “coisas a não esquecer”. Uma técnica boa e terrível, em igual medida, para aqueles que usam as listas como forma de tentar controlar a ansiedade.

O Outono trouxe-me a necessidade de me reorganizar.

De todas as coisas que antecipei para Setembro e Outubro, não planeei a mudança brusca de horários, e da minha disponibilidade… suponho que estivesse em negação.

Assim, este início de Outono trouxe-me uma mão cheia de exercícios de foco e de grounding (como traduzir isto para português?). E, proporcionou-me alguns vislumbres sobre saúde mental e o desgaste que a vida (idade?!) traz.

O Outono trouxe-me plantas e meditação com fartura.

Em busca de alívio… e, mesmo assim, devo admirar a beleza terrível de uma estação que significa o envelhecimento. Uma beleza de época que serve os meus escritos, e serve como uma espécie de consolo perante todos Fins exigidos por cada Início.

E, por aí? Como andam os vossos inícios Outonais?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.