Leituras no #Read or DNF’it Reading Challenge para 2023

leituras read or dnf'it

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Ler os livros que tens na estante? Ou comprar livros novos?

Sim. A ambas as perguntas.

Esta foi a minha resposta a um problema que me causava ansiedade: Uma pilha de livros iniciados e nunca lidos até ao fim.

Como resolver este problema?

Acompanhem-me no desafio de leitura #Read or DNF’it Reading Challenge e fiquem a saber tudo.

DNF = Did Not Finished = Não termino a leitura

Este é o desafio de leitura que me ajuda a ler aqueles livros que iniciei, mas não terminei. É, também, aquele desafio que me permiti incluir outras leituras pelo meio. E, no fim de cada mês, recompenso-me pelo esforço feito… comprando mais livros para ler. Ou, qualquer outra recompensa que me agrade.

Entretanto, decidi mudar o sistema de recompensas. E, sobre isto, podem ver o vídeo desta semana:

Books Read, Books to Read, Rewards of the January Read or DNF It Reading Challenge for 2023 📚📖✍️

O que faz sentido é recompensar aquilo que exige esforço da minha parte. Declarar que não termino um livro é que costuma ser a parte difícil! Logo, o que faz sentido é???

Como organizei o Desafio?

Comecei por reunir todos os títulos cuja leitura iniciei e que, por um motivo ou outro, não li até ao fim. Escrevi os dados de cada obra em papelinhos, e coloquei-os num recipiente, de onde vou tirando à sorte os 4 livros que irei ler no mês seguinte.

Este mês a minha filha ajudou-me no processo (pssttt! está tudo no vídeo mencionado acima) de retirar os papelinhos do jarro.

Aquelas obras que não forem lidas durante o mês serão arrumadas em definitivo. Ou seja, deixam de contar como um livro em processo de leitura, e passam a descansar na estante, à espera de uma próxima oportunidade… ou, a aguardar serem retirados da minha biblioteca de vez.

Benefícios para mim?

Primeiro, retiro a carga ansiosa que carregava por saber que tinha tantos livros em processo de leitura. É um lembrete pesado que me acompanha constantemente.

Segundo, irei finalmente ler aqueles livros que me despertaram interesse suficiente, algures no tempo, e que escolhi comprar e iniciar a sua leitura. Se os escolhi, e comecei a ler, foi porque desejava fazê-lo. Certo?

Terceiro, poupo tempo na escolha das minhas próximas leituras. Sorteio-as e ficam ali, mesmo à mão, e à minha espera. Elimino aquela parte da incerteza, pelo menos, para estes quatro livros obrigatórios.

Quarto, poupo dinheiro porque não preciso comprar todos os livros que quero ler a seguir. Só compro uma ínfima parte, pois são aqueles que surgem de improviso na lista de compras, ou os que servem de recompensa pelos esforços efectuados neste desafio. E, sejamos honestos, os livros físicos têm muitos mais custos para além do valor que pagamos por eles. O espaço e o cuidado constante com as suas condições, são outros factores a ponderar, para além do dinheiro investido.

Quinto, dou uma oportunidade a estes livros para serem lidos na totalidade. Por vezes, precisamos obrigar-nos a fazer certas coisas. Não é que não tivéssemos as melhores intenções quando nos propusemos a algo… como ler aquele livro novo, que acabámos de comprar, e ainda não passámos da décima página. Esta é a sua segunda oportunidade.

Sexto, divirto-me com este desafio porque vou estabelecendo objetivos, apreciando quando os cumpro, criando conteúdos relacionados e recompensando-me com algo de que gosto, num acréscimo ao gosto que já possuía pela leitura.

E, ver os objectivos cumpridos, DNF’its incluídos, é muito satisfatório.

E, podia continuar pois…

sei que, se pensar muito bem, ainda encontro mais uns motivos para seguir com o Desafio #Read or DNF’it Reading Challenge.

Não importa.

O que é, de facto, importante é o conteúdo do que escolhi ler, e a estratégia que utilizo para permanecer concentrada na concretização dessas escolhas. Para poder cumprir os meus objectivos de leitura para este ano.

Os Resultados de Fevereiro

livros para fevereiro
Livros sorteados para Fevereiro

Confesso que não fiquei entusiasmada com as escolhas do mês mais curto do ano. Sentimento que ditou o destino de “Infinite Jest” de David Foster Wallace logo ali.

Em jeito de resumo…

Os motivos destas escolhas, encontram-nos em pormenor aqui Books Read, Books to Read, Rewards of the January Read or DNF It Reading Challenge for 2023 📚📖✍️

As Escolhas de Março

livros para Março
Livros sorteados para Março

Março, através das mãozitas da minha filhota, trouxe umas escolhas mais simpáticas. E, pelo menos, um vai de imediato para os DNF’it… estou a ficar melhor nesta cena de eliminar o que não quero sem grandes hesitações. Já era tempo!

Assim, temos…

Adivinham qual irá para a pilha dos DNF’it?

Convido-vos a acompanharem-me neste desafio de leitura.

Seja aqui no blog, no outro blog, no vlog ou no Instagram. Saibam tudo sobre o assunto, à medida que vou lendo o que a sorte dita através dos papelinhos.

Já subscreves este blog? É só colocar o email e carregar no botão.

Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.