Ler é o centro criativo do escritor

centro criativo do escritor

Olá a todos. Sejam bem-vindos [à minha Biblioteca].

Concordo com Stephen King quando escreve que ler é o centro criativo da vida de um escritor. O que seriamos nós sem livros? Mas, este artigo… Isto, sou eu a tentar encontrar razão na confusão que são as minhas leituras mais apreciadas do momento.

O que têm em comum “Fourth Wing”, “The Count of Monte Cristo”, “A Court of Thorns and Roses” e “Middlemarch”?

Para além do óbvio? São livros, têm muito sucesso, provavelmente, vão subsistir — ou continuar a subsistir — à passagem do tempo, e a atrair leitores.

Mas o que eles têm em comum? A mim.

Não porque sou eu, ou qualquer coisa de especial. Mas, porque têm mais uma leitora. Cativaram mais uma leitora.

Esta minha busca incessante por observar o que é preciso para escrever um livro trouxe-me aqui. Quero ler os clássicos e, em simultâneo, quero ler os contemporâneos. Quero ler tudo o que me interesse e, até aquilo que achei que não ia gostar. E, confesso que olhei para ACOTAR de lado…

Assim como, quero ter a coragem de abandonar depressa tudo aquilo que leio, mas de que não gosto.

“Don’t feel bad for one moment about doing what brings you joy.”
― Sarah J. Maas, in A Court of Thorns and Roses

Quero perceber de que é feito este nosso instinto para escrever histórias. Em especial, quando me encontro numa fase de dúvidas de execução… que tem sido o caso. Enredar-me naquilo que a literatura nos dá de melhor ou, pelo menos, permitir-me descobri-lo.

All human wisdom is contained in these words. Wait and Hope.” — Alexandre Dumas in “The Count of Monte Cristo”

O que aprecio em cada uma destas obras?

Cada um deles foi um esforço para chegar ao público-leitor. Todos eles apresentam referências e são construções baseadas nas suas referências. Cada um deles foi atribuído a um estilo popular (sim, os clássicos de hoje, foram as leituras populares da época). Cada um deles contém as imagens que formam a imaginação humana que nos orienta. Cada um deles é uma porta para outros mundos que nunca visitarei (por motivos óbvios).

Saber que as pessoas continuam a criar, mesmo quando seria mais fácil desistir, é inspirador. Saber que se eleva a fasquia, quando muitas mais pessoas têm a oportunidade de criar algo relevante, é desafiante.

“But i will not run. I wouldn’t be standing here if i’d quit every time something seems impossible to overcome. I will not die today.” — Rebecca Yarros in “Fourth Wing”

Se “A Court of Thorns and Roses” é um recontar de mitos, “Middlemarch” é uma inteligente crítica social, “O Conde de Monte Cristo” são dilemas morais e crenças diferentes e “Fourth Wing” é fantasia épica simplificada, o que poderá ser a próxima aventura?

Cada um deles é um bloco nesta construção que é a imaginação literária colectiva. E, retiramos deles, apenas aquilo que colocamos na sua leitura.

Esta é uma prática que, também a mim, me confunde: a dependência de consumir obras diferentes e encontrar o que as transforma em favoritos.

Mas, estas obras não competem entre si. Elas formam uma rede de relações, que existe apenas para proveito daqueles que querem que assim seja. Formam contexto, conhecimento, imaginação e o acto de criação. Cativam de formas diferentes, assim como os seus temas são distintos, mesmo que a compreensão da vida humana seja o seu objecto final.

“Women were expected to have weak opinions; but the great safeguard of society and of domestic life was that opinions were not acted on.” — George Eliot in “Middlemarch”

O que retiro delas? O que coloco? O que adapto? Como cada um destes livros desliza para um sítio especial que convida a reler, e a encontrar as referências que tanto sentido fazem.

Encontrar aquelas criaturas, nas suas adaptações presentes, inspiradas nas dezenas de histórias que vieram antes, nos livros que lemos e que recordamos agora e, aos quais acrescentamos mais um pormenor ou outro para que, no próximo livro, também sejamos capazes de reconhecer os pormenores que ajudaram a construir estes que agora lemos.

Se, de uns podemos retirar filosofias de vida, de outros retiramos o milagre da criação literária que funciona. Reconhecemos falhas e forças. Constatamos o que as opções e as decisões nos fazem repensar as nossas… e, falhar mais, e melhor, se possível.

Tudo o que encontramos nos livros, pode servir para nos construirmos.

Porque, como diz George Eliot:

“A writer’s deeds are their words”.

Ou, como diz Stephen King:

“Reading is the creative center of a writer’s life.”

Ou, como diz Rebecca Yarros:

“The right way isn’t the only way.”

Ou, se ainda temos dúvidas, Frank Herbert informa:

“The mystery of life isn’t a problem to solve, but a reality to experience. A process that cannot be understood by stopping it.”

Este mistério, que é a nossa vida criativa, é nosso para viver. E, de mais ninguém.

Deixo-vos as sugestões de leitura e uma opinião mais completa da obra Opinião: O Conde de Monte Cristo.

Obrigada e Até Breve!

Referências:

  • Livro “Fourth Wing” de Rebecca Yarros
  • Livro “The Count of Monte Cristo” de Alexandre Dumas
  • Livro “A Court of Thorns and Roses” de Sarah J. Maas
  • Livro “Middlemarch” de George Eliot
  • Livro “Dune” de Frank Herbert
  • Livro “On Writing” de Stephen King

subscreve

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.